Nesta sexta-feira, 22 de setembro, a Bahia se juntou à lista de estados em “alerta vermelho” devido à onda de calor que está varrendo o interior do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse impacto meteorológico impactou atualmente 12 unidades federativas do país, um aumento significativo em relação à última quarta-feira (20), quando apenas novos estados estavam sob alerta.
Além da Bahia, o Maranhão e o Distrito Federal também foram incluídos na lista de regiões sob ameaça. No caso da Bahia, o risco se concentra principalmente na parte oeste do estado, não havendo relatos de aumento significativo de temperaturas na capital, Salvador.
O Inmet estendeu o alerta até a próxima terça-feira, 26 de setembro, e enfatizou que o código vermelho implica um sério risco à saúde humana, incluindo a possibilidade de mortes devido às condições climáticas extremas.
As cidades em alerta vermelho incluem:
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pára;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Tocantins;
- São Paulo.
O Inmet também alertou que essa onda de calor atípica atingirá o auge, com possíveis recordes, durante o fim de semana. Essa elevação das temperaturas está diretamente relacionada ao El Niño, que está se manifestando de forma mais intensa neste ano, devido à Crise do Clima, provocada pelas emissões de gases de efeito estufa. A população deve estar atenta e tomar medidas para se proteger dos efeitos adversos dessa onda de calor.