Blog do Edyy

Itapetinga: Com obras paralisadas, entra e sai de veículos carregando materiais da escola no Vila Érika é registrado pelo Blog do Edyy

As obras da escola de 12 salas no Residencial Vila Érika, em Itapetinga, seguem paralisadas, mesmo após a passagem de diversas empresas pela responsabilidade da execução. Desde o início da construção, em 2020, o projeto ainda não foi concluído, o que tem gerado questionamentos por parte da população, que procurou o Blog do Edyy para denunciar o fato.

Durante o período junino e mesmo antes disso, o Blog do Edyy registrou o movimento frequente de veículos entrando e saindo do canteiro de obras, retirando materiais que seriam utilizados na construção. Não se sabe com precisão para onde esses materiais estão sendo levados. Informações obtidas apontam que, embora novas cargas de materiais cheguem eventualmente ao local, não demora muito para que também sejam retiradas, sem clareza sobre o destino final.

É importante lembrar que todo o material empregado nesta obra foi adquirido com recursos destinados exclusivamente à construção da escola. Por isso, o Blog do Edyy deixa o espaço aberto para que a Prefeitura Municipal de Itapetinga, por meio do vice-prefeito Alécio Chaves, que também responde pela Secretaria de Educação, possa esclarecer à população os motivos da paralisação, bem como informar oficialmente para onde esses materiais estão sendo levados.

Aproveitamos também para reforçar o apelo aos vereadores do município, para que exerçam seu papel fiscalizador, acompanhem a situação de perto e informem à comunidade quando as obras serão retomadas e, principalmente, quando a escola será finalmente entregue à população do Vila Érika.

Em nota enviada ao Blog do Edyy, a secretaria disse:

NOTA OFICIAL

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Itapetinga-BA

Em atenção à matéria publicada pelo Blog do Edyy, no dia 25 de junho de 2025, acerca do registro de entrada e saída de veículos no canteiro de obras da escola localizada no bairro Vila Érika, a Secretaria Municipal de Educação Cultura, Ciência e Tecnologia vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

O contrato referente à construção da referida unidade escolar teve sua vigência encerrada ao final do mês de abril de 2025.

Diante do encerramento contratual por decurso de prazo, a Secretaria de Educação, em cumprimento às normas legais aplicáveis, notificou formalmente a empresa responsável pelas obras, determinando a desmobilização total do canteiro de obras e a entrega formal das chaves da edificação, bem como a realização de vistoria final em conjunto com o fiscal do contrato.

As movimentações registradas no local, inclusive o carregamento de materiais, decorrem do cumprimento das providências determinadas pela Administração Municipal, que visa assegurar a liberação da área e o levantamento patrimonial dos bens remanescentes, além da regular transição de posse da estrutura à municipalidade.

Em paralelo, o Município está adotando as medidas administrativas e técnicas cabíveis para viabilizar a conclusão das obras, com o objetivo de assegurar a entrega da unidade escolar à comunidade. A continuidade do projeto está sendo tratada com prioridade pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com os preceitos legais e com a política pública de valorização da educação.

Reforçamos que a Secretaria permanece atuando com transparência e responsabilidade, sempre em respeito ao interesse público e ao princípio da legalidade. Todas as medidas estão sendo adotadas de forma regular, formal e documentada.

Por fim, agradecemos à imprensa local pela vigilância cidadã e reafirmamos nosso compromisso com a qualidade da educação pública e com a boa gestão dos recursos municipais.

Itapetinga-BA, 25 de junho de 2025.

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.



COMPARTILHAR