Com um trabalho constante e comprometido, o município de Potiraguá tem se consolidado como referência no cuidado com os animais na região. A Clínica Veterinária Municipal, mantida pela Prefeitura, vem se destacando pelos resultados expressivos e pela qualidade dos atendimentos prestados, sempre com profissionais capacitados e estrutura adequada.
A atuação da unidade tem chamado a atenção de outros municípios do Médio Sudoeste. Potiraguá se tornou referência regional, sendo exemplo para cidades vizinhas que buscam implantar ações semelhantes. Esta semana, o trabalho da clínica foi citado na Câmara de Vereadores de Itapetinga pela vereadora Sol dos Animais, que elogiou a iniciativa e destacou os avanços no cuidado com os animais. Já nesta terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Itarantim também discutiu o modelo potiraguaense, com os vereadores Edgar Pessoa e Jeferson Mototáxi defendendo a criação de uma clínica semelhante no município.
Somente nos últimos meses, a unidade realizou 240 castrações, 130 consultas clínicas e 90 cirurgias, entre elas procedimentos delicados como retirada de nódulos, cesarianas, tratamento de câncer de mama e suturas em decorrência de ataques de outros animais. Além disso, foram realizados 23 atendimentos de quimioterapia, voltados ao tratamento de TVT (tumor venéreo transmissível).
Nos distritos, a atuação também é significativa. No distrito da Coreia, foram contabilizados 150 atendimentos e já estão agendadas mais 100 castrações. Já em Potiraguá, 120 animais de rua receberam cuidados como vermifugação e aplicação de medicamentos contra pulgas e carrapatos.
A Clínica oferece ainda atendimento de urgência e emergência, consultas clínicas, procedimentos cirúrgicos, castrações, tratamentos oncológicos e aplicação de medicamentos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar documentação pessoal (RG e CPF), comprovante de residência e o resumo do CadÚnico.
Ver essa foto no Instagram