Blog do Edyy

Urgente em Potiraguá: acidente é registrado no centro da cidade

Um motociclista ficou ferido após se envolver em um acidente no início da noite deste sábado (22), na cidade de Potiraguá. A moto conduzida por ele colidiu com um carro de passeio no cruzamento da Igreja Católica, no centro da cidade. Com o impacto da colisão, o motociclista caiu a mais de 4 metros da moto. Ele foi socorrido por uma equipe da Secretaria de Saúde e levado para o Hospital e Maternidade de Potiraguá. Segundo informações de testemunhas, o carro era conduzido por um jovem. Ambos não tiveram a identidade revelada. O motociclista sofreu ferimentos mas não corre risco de vida.

Agora é oficial! Ramon Ferraz assume Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Potiraguá

Agora é oficial! O jornalista e repórter Ramon Ferraz foi nomeado Secretário da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Potiraguá. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (21), após a criação da nova secretaria ter sido aprovada por unanimidade pelos vereadores na sessão da última quinta-feira (20).

A escolha do prefeito Elias Carvalho, juntamente com o advogado Eduardo Carvalho,  se deu pela trajetória e o comprometimento de Ramon, além de uma homenagem ao saudoso Sadrak Santos, seu pai, que foi um grande comunicador e que fez história no município.

Ramon Ferraz é reconhecido, principalmente, pelos 15 anos de carreira na televisão. Repórter nacional da Band, o jornalista potiraguense também atuou em emissoras da Rede Globo e é redator publicitário. É formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e tem especialização em Jornalismo Digital.

No campo do esporte, dedicou grande tempo da profissão ao jornalismo esportivo, no qual, sendo repórter do Sportv e Premiere FC, esteve nos bastidores de competições importantes, como Brasileirão e Copa do Brasil.

Além do trabalho na TV, é mobilizador cultural. No currículo artístico, estão a Filarmônica Municipal de Potiraguá e várias bandas da Bahia. Hoje, está na cena pop rock de Salvador. No nosso município, foi um dos idealizadores de projetos como o Iluminai, além de roteirista e editor do documentário Palavra Feminina, em 2024.

Urgente: ação conjunta da PM prende autores de homicídio em Maiquinique

Em rápida resposta, na noite desta sexta-feira (21), a PM apreendeu em Macaraní duas armas e os autores do homicídio que ocorreu em Maiquinique.

Por volta das 22h desta sexta (21), a guarnição da 8ªCIPM lotada em Maiquinique atendeu uma diligência com informação de um homicídio na Avenida 7 de Setembro (Maiquinique), na qual dois homens abordo de um Palio preto seriam os autores e que os mesmos teriam fugido do local e saído da cidade. De pronto, os policiais acionaram as guarnições da 8ªCIPM de Itarantim e Macaraní, cidades vizinhas, para tentarem interceptar os autores na estrada. Rapidamente, foram montadas as barreiras e a guarnição de Macaraní abordou o veículo informado, com dois homens dentro, sendo encontrado com estes dois revólveres calibres. 38 e uma pipeta de cocaína.

Os mesmos confessaram a autoria do homicídio e foram apresentados na Delegacia para adoção das medidas cabíveis.

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

Tristeza em Maiquinique: artista plástico é assassinado na porta de casa

Após um bom período de calmaria, a cidade de Maiquinique voltou a registrar uma morte violenta. Na noite de ontem, sexta-feira (21), o artista plástico Almir Vilela foi assassinado na porta de sua residência, no centro da cidade.

Segundo informações de testemunhas, dois indivíduos, em um FIAT PÁLIO preto, chegaram à casa da vítima e a chamaram pelo nome. Ao atender, Almir foi atingido por, ao menos, quatro tiros. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital e Maternidade de Maiquinique, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os suspeitos pelo crime foram presos na entrada da cidade de Macarani logo depois o ocorrido. A autoria e motivação ainda são desconhecidas. O fato está sendo investigado pela Polícia Civil.

Profissional de mão cheia, Almir Vilela era uma figura bastante querida na cidade e, segundo moradores não tinha envolvimento com nenhum tipo de crime ou prática ilícita.

A cidade está em choque com o ocorrido.

Aos familiares e amigos, os sinceros sentimentos de pesar do Blog do Edyy.

Veja abaixo algumas de suas artes;

Itapetinga: Clima tenso entre a primeira-dama e o secretário de Governo, Geraldo Trindade

Os primeiros 50 dias de governo do prefeito Eduardo Hagge tem sido marcado por uma grande “turbulência” e de muitos desentendimentos internos com o antigo grupo do prefeito Rodrigo Hagge. Um desses conflitos internos envolvem o Secretário de Governo, Geraldo Trindade com a primeira-Dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Zezé Hagge. Segundo informações dos bastidores políticos itapetinguense, a mulher do chefe do executivo estaria em grande atrito com o ex-secretário de educação da então gestão do ex-prefeito Rodrigo.

O site não teve informações sobre o que estaria causando a insatisfação da primeira-dama, porém, segundo fontes, a permanência de Geraldo na pasta estaria por um fio.

STF dá novas autonomias aos guardas municipais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (20), que é constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana. Essas normas devem, no entanto, respeitar limites, de forma a que não se sobreponham, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais.

A matéria foi julgada no Recurso Extraordinário (RE) 608588, com repercussão geral (Tema 656), o que significa que a decisão do STF deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça em casos que questionam as atribuições das guardas municipais. No Tribunal, há 53 ações pendentes sobre o tema, cuja tramitação será liberada após o julgamento desta quinta.

De acordo com o entendimento fixado, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante. Sua atuação fica limitada às instalações municipais, em cooperação com os demais órgãos de segurança pública e sob a fiscalização do Ministério Público.

Caso concreto

O recurso que gerou a discussão questionava decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que derrubou uma norma municipal que concedia à Guarda Civil Metropolitana o poder de fazer policiamento preventivo e comunitário e prisões em flagrante. Para o TJ-SP, o Legislativo municipal havia invadido a competência do estado ao legislar sobre segurança pública.

O relator, ministro Luiz Fux, frisou que o STF já tem entendimento de que, assim como as polícias Civil e Militar, as guardas municipais também integram o Sistema de Segurança Pública. Ele lembrou que a competência para legislar sobre a atuação das polícias cabe não só aos estados e à União, mas também aos municípios.

Seu voto foi acompanhado por oito ministros. “Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes. Ele defendeu que as guardas municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais. O ministro Flávio Dino também defendeu uma interpretação ampliada do papel das guardas.

Divergência

Vencido, o voto divergente foi do ministro Cristiano Zanin, acompanhado pelo ministro Edson Fachin. Para ambos, a razão que motivou a ação deixou de existir, uma vez que uma nova lei em vigor se sobrepôs à norma invalidada pelo TJ-SP. Cada um apresentou uma tese distinta, buscando estabelecer limites mais claros para o policiamento ostensivo das guardas, mas esses entendimentos também ficaram vencidos.

Tese

A tese de repercussão geral firmada foi a seguinte:

“É constitucional, no âmbito dos municípios, o exercício de ações de segurança urbana pelas guardas municipais, inclusive o policiamento ostensivo comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública previstas no artigo 144 da Constituição Federal e excluída qualquer atividade de polícia judiciária, sendo submetidas ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, nos termos do artigo 129, inciso 7º, da Constituição Federal.

Conforme o artigo 144, parágrafo 8º, da Constituição Federal, as leis municipais devem observar normas gerais fixadas pelo Congresso Nacional.”

(Gustavo Aguiar/CR//CF)


Urgente: quase uma tragédia na estrada de Potiraguá; veja o vídeo

A rodovia BA-680 entre Potiraguá e os distritos de Gurupá, Itaimbé até a BR-101 continua dando o que falar. Na manhã desta sexta-feira (21) uma carreta “fez um L” na pista após tentar subir uma ladeira. O fato aconteceu nas imediações de uma localidade conhecida como Ladeira de Requeijão. Apesar do susto, ninguém se feriu, mas por muito pouco o veículo não despencou em um barranco. A pista ficou obstruída por algum tempo, mas já foi liberada.

Potiraguá: Câmara de Vereadores inicia trabalhos legislativos e aprova criação de nova secretaria

A Câmara de Vereadores de Potiraguá deu início, nesta quinta-feira (20), aos trabalhos legislativos de 2025. A primeira sessão ordinária do ano contou com a presença do prefeito Elias Carvalho, do vice-prefeito Gegel, do ex-prefeito Salvador Brito, além de secretários municipais e demais autoridades.

Na ocasião, os vereadores aprovaram o projeto de lei que cria a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que será comandada pelo jornalista e repórter Ramon Ferraz, filho do saudoso comunicador Sadrak Santos, que deixou um grande legado no jornalismo e na comunicação do município.

Durante a sessão, o advogado Eduardo Carvalho, Dudu, usou a tribuna para destacar a importância da nova secretaria para o município, ressaltando o impacto positivo que pode gerar na vida dos jovens e no fortalecimento da cultura e do esporte. Além disso, enfatizou a relevância da nomeação de Ramon Ferraz, ressaltando a continuidade do trabalho iniciado por seu pai.

O presidente da Câmara, Raul de Dedé, também discursou, abordando temas essenciais para a população e reafirmando seu compromisso com a transparência na gestão do Legislativo.

Após a sessão, Raul convidou os presentes para um jantar no Posto Alvorada, em um gesto de boas-vindas e confraternização.

Polícia prende homem que matou namorada na Bahia após atear fogo em vítima

Acusado de feminicídio na Bahia

Um homem acusado de matar a namorada queimada em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, foi preso nesta quinta-feira (20). Acenildo Gonçalves de Oliveira foi localizado no bairro Baianão, em Porto Seguro, na mesma região, onde teve o mandado de prisão cumprido.

Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, o crime de feminicídio contra Jéssica Novais de Jesus, ocorreu no final de janeiro, no bairro Pequi, em Eunápolis. Acenildo jogou combustível em Jéssica e depois ateou fogo. Uma apuração policial apontou que a causa do crime teria sido ciúmes.

Após o crime, a vítima chegou a ficar por mais de dez dias internada em estado grave no Hospital Geral do estado (HGE), em Salvador, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima e o acusado se relacionavam há apenas três meses quando ocorreu o crime. Jéssica trabalhava como passadeira em uma lavanderia e deixou três filhos menores.

Ela e Acenildo estavam se relacionando há apenas três meses. Ainda segundo informações, Acenildo já foi preso várias vezes em Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis e Porto Seguro por crimes como furtos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.