Polícia
Vídeo expõe uma situação complicada da saúde de Itapetinga; assista
O jovem Otávio, residente de Itapetinga, enfrenta dificuldades para retornar ao município após receber alta hospitalar em Salvador. Após um período prolongado de internação e tratamentos de saúde, ele foi liberado pela equipe médica há três dias, mas segue na capital baiana, alegando falta de assistência da Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga para seu transporte de volta.
Segundo Otávio, antes mesmo de iniciar o tratamento em Salvador, foi necessário ingressar com uma ação judicial para garantir a transferência até a unidade de saúde. Agora, ele relata estar desamparado novamente, aguardando providências do poder público para o retorno à sua residência.
Ver essa foto no Instagram
Urgente: FICCO/Ilhéus alcança um dos maiores assaltantes de banco do país, em ação conjunta,
Em ação nesta segunda-feira (20/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus – FICCO/Ilhéus, que é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Bahia e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em parceria com outras forças de segurança como as Polícias Militares do MT, PA, TO e MG, alcançaram um dos maiores assaltantes de banco do país, em Confresa/MT, a 1.160 km de Cuiabá/MT.
O alvo é amplamente conhecido pelas forças de segurança nos estados da Bahia, Paraíba, Minas Gerais e Pará e estava envolvido em diversos crimes, como assaltos a bancos, assalto a carro forte, homicídio, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.
Entenda o caso:
A Operação Kalypto teve início no ano passado (22/5/24), com uma investigação realizada inicialmente pela Polícia Civil de Minas Gerais, através da 1ª DRPC Unaí/MG. Após meses de investigação, foi deflagrada a primeira fase da operação, a qual visou cumprir 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, nos estados de MG, GO, BA, SE e ES.
Em continuidade das investigações, em parceria com a FICCO/Ilhéus, juntamente com a Delegacia da PF em Juazeiro e PMBA, foram feitos inúmeros levantamentos chegando a três propriedades rurais que estavam na região de Irecê/BA, que eram usadas para o plantio de maconha. Então, foi desencadeada a Operação Cannabis Gourmet (18/9/24), na qual foi realizada a destruição de cerca de 15 toneladas de maconha, somadas a cerca de 53 mil pés de maconha erradicados. Na ação, realizou-se a prisão em flagrante de sete alvos.
Mais adiante, o trabalho das forças de segurança não pararam, já que um dos chefes de toda a organização criminosa estava foragido. Com um trabalho investigativo, chegou-se a elementos fidedignos da real localização do alvo, que estaria em Manga/MG. Porém, após um homicídio ocorrido na região, o alvo empreendeu fuga do município, perpassando por diversos estados até se homiziar no Mato Grosso.
Com o apoio de diversas forças de segurança pública: PF, PRF, PMTO, PMBA, PMPA, PMMG, e notadamente a PMMT, o alvo foi encontrado na companhia de mais dois comparsas, na zona rural de Confresa/MT, e após tentativa de fuga, foi iniciado um intenso confronto com troca de tiros que resultou no óbito dos três alvos.
Após o ocorrido, os suspeitos foram encaminhados ao hospital do município, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade.
A equipe policial apreendeu três armas de fogo junto ao grupo, cerca de R$ 320 mil em dinheiro, escondidos na caminhonete, além de inúmeros contratos de compra e venda de propriedades rurais, notas fiscais de compra de maquinários agrícola, oito aparelhos celulares e um drone.
O principal alvo era empresário e responsável pelo financiamento do grupo criminoso, através de diversas ações ilegais como a utilização de empresas de fachada e um dos maiores produtores de maconha da Bahia, já sendo preso em 2008 na Paraíba, e em 2017 em Sergipe.
Tristeza em Conquista: morre o servidor público, Ivan Abade dos Santos, aos 56 anos
Devido ao falecimento do servidor público municipal, Ivan Abade dos Santos, a Secretaria Municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC) e a Corregedoria-Geral do Município (CGC) não funcionarão na tarde desta terça-feira (21) e na manhã de quarta-feira (22). A Ouvidoria terá o atendimento ao público suspenso apenas na tarde de hoje.
Ivan Abade, 56 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (21), no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ele era servidor efetivo do Município desde 2000, no cargo de contador. Atuou na STPC entre 2009 e 2023, quando assumiu o cargo comissionado de Contador-Geral na Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária. Em 2024, se afastou do cargo comissionado para tratamento de saúde.
Antes do concurso, Ivan atuou na administração municipal, entre 1996 e 1999, como Auxiliar Administrativo, no regime de contrato temporário.
O velório de Ivan Abade acontecerá no Cerimonial San Marcos, na Avenida Crescêncio Silveira, 17, Centro, a partir das 14 horas. O sepultamento será realizado nessa quarta-feira (22), às 8 horas.
Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos, o secretário de Transparência, Mateus Novais, e demais membros do Governo Municipal manifestam pesar e solidariedade aos familiares e amigos.
Veja o que essas travestis fizeram após cliente dar calote em motel
Três travestis foram presas suspeitas de matar um cliente dentro de um motel em Goiânia, capital de Goiás, no último domingo (19). Em depoimento, elas confessaram que o crime foi motivado por um descordo na hora do pagamento pelo programa. As informações são do Metrópoles.
O homem, de 35 anos, foi encontrado com as pernas e os braços amarrados, no chão do quarto do motel. Ele foi estrangulado até a morte.
De acordo com a Polícia Militar, câmeras de segurança do estabelecimento foram cruciais para identificar as suspeitas, que foram localizadas no mesmo bairro onde ocorreu o crime. Uma delas estava com as mãos sujas de sangue e ferimentos na perna e no braço, que teriam sido causados por uma porta de vidro quebrada durante a confusão.
Ainda segundo a polícia, as travestis não demonstraram arrependimento pelo crime. “Fizemos o programa de boa, mas no fim o rapaz não quis pagar, entramos em luta corporal, eu dei um mata-leão nele e o matei estrangulado”, revelou uma delas.
As três foram autuadas na Central Geral de Flagrantes (CGF) de Goiânia.
MP se manifesta favorável a ação que pede afastamento de prefeito e vice de cidade baiana
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou parecer favorável a uma Ação Popular movida na justiça baiana que pede o afastamento do prefeito e do vice de Lajedinho, na Chapada Diamantina, Antônio Mario Lima (PSD) e Guilherme Almeida (PSD), por supostas irregularidades em licitação e superfaturamento em contrato. Antônio Mário foi reeleito em outubro de 2024, derrotando Marcos Mota (Avante), que move o processo judicial.
Na ação o autor alega que em um pregão eletrônico que tinha como objeto a contratação de empresa para a construção do muro do Clube Social e pavimentação do entorno do Mercado Municipal de Lajedinho – BA, vencido pela MULTISERVICE Prestadora de Serviços LTDA, foram praticadas condutas ilegais com o objetivo de favorecer a empresa contratada, que seria de propriedade de Williames Brito Reis, servidor municipal e sobrinho do vice-prefeito e da Secretária de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos da cidade.
Na petição inicial é apontado ainda que as peças do processo de licitação foram elaboradas em um mesmo dia, com inconsistências e indicativos de montagem e simulação de atos processuais, que não foram respeitados os prazos mínimos legais para recebimento das propostas e que a vencedora do certame, a MULTISERVICE, jamais poderia ter sido credenciada, já que seu administrador supostamente possui relação de parentesco com o vice-prefeito, que teria poder de influência sobre processos licitatórios da prefeitura.
Marcos Mota, autor, pontuou também, entre outras possíveis irregularidades, a ausência de justificativa técnica para a utilização da modalidade pregão para o objeto licitado e que, desde sua fundação, em 2020, a MULTISERVICE celebrou com a Prefeitura de Lajedinho diversos contratos, cuja soma de valores pagos a empresa ultrapassa o montante R$ 4 milhões, conforme informações extraídas do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).
Ao final da petição incial, é requerido à justiça, entre outros pedidos, a nulidade da Licitação referente ao Edital de Pregão Eletrônico n° 007/2023, a imediata suspensão de pagamentos à Empresa MULTISERVICE e que sejam afastados dos cargos o prefeito Antônio Mario Lima, o vice Guilherme Almeida e os demais envolvidos.
Em sua defesa, Antônio Mario Lima (PSD) afirmou que não há nos autos comprovação de lesão ao patrimônio público ou violação à moralidade administrativa, uma vez que contratação apontada não configura ilegalidade ou ofensa aos princípios da administração pública, que eventuais falhas na contratação questionada devem ser consideradas “mera atecnia”, sem dano ao erário, e que não há prova de possível atuação do prefeito nas supostas irregularidades.
“No presente caso, contudo, dos documentos trazidos aos autos pelo requerente não se vislumbra, a presença dos requisitos ou à atuação do Prefeito Municipal, a justificar a concessão das medidas postuladas e afastamento do Chefe do Poder Executivo Municipal de seu cargo”.
Na manifestação apresentada, o MP-BA, por meio do promotor Anselmo Lima Pereira, afirmou que há provas das irregularidades e do superfaturamento.
“(…) restou demonstrado pelo Autor que houve superfaturamento dacontratação, e que se constatou vínculos familiares entre licitantes e agentes públicos da Prefeitura Municipal de Lajedinho/BA, visto que a empresa contrata, a MULTISERVICE, que possui como administrador WILLIAMES BRITO REIS, simultaneamente servidor público municipal, sobrinho do vice-prefeito e marido da secretária de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, celebrou com a Prefeitura Municipal de Lajedinho uma enormidade de contratos, cuja soma de valores pagos a empresa ultrapassa o montante R$ 4.000.000,00, conforme extrato retirado do Sistema SIGA do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia”, disse.
O promotor solicitou à justiça baiana que todos os pedidos apresentados pelo autor no processo sejam atendidos.
“(…) Tendo em vista o acervo probatório constituído no curso da instrução processual do presente feito, restou demonstrado existência de prova inequívoca capaz de levar ao convencimento da verossimilhança das alegações iniciais, de sorte que o Ministério Público se manifesta pela procedência do pleito formulado na exordial”, destacou.
Veja:
O BNews procurou Antônio Mario Lima (PSD) e Guilherme Almeida (PSD), prefeito e vice, respectivamente, e Williames Brito Reis, administrador da MULTISERVICE Prestadora de Serviços LTDA.
Antônio Mario Lima (PSD), em nota, afirmou que recebe o conteúdo do parecer do Ministério Público do Estado da Bahia “com muita tranquilidade e confiança” e que o órgão Ministerial foi induzido a erro (nota na íntegra abaixo). Guilherme Almeida e Williames Brito Reis não se manifestaram até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para pronunciamento.
Nota do Prefeito Antônio Mario Lima (PSD)
“Primeiro, preciso registrar que recebo a informação do conteúdo do parecer do Ministério Público do Estado da Bahia nos autos do processo da ação popular n. 8001139-21.2024.8.05.0218 com muita tranquilidade e confiança, principalmente porque não há qualquer menção expressa à suposta recomendação de afastamento.
É visível que o Órgão Ministerial foi induzido a erro, sobretudo quando observa-se referências no parecer ao “curso da instrução processual do presente feito” quando, em verdade, o processo está apenas no início. A instrução processual foi sequer iniciada.
E sobre o processo, é preciso chamar a atenção para o seu autor o Sr. Marcos Souza da Mota, que foi o meu adversário político derrotado nas últimas eleições. Infelizmente, há esse péssimo hábito de que, quando se perde no voto, busca-se artifícios para atacar pessoas honradas e de bem.
E apenas para exemplificar o que estou dizendo, vale citar que o advogado do Sr. Marcos Souza da Mota, por ordem do Ministério Público esta sendo investigado por suposta prática de ilícito nos autos do processo de outra ação popular ajuizada com os mesmo propósito politiqueiro.
Assim, é importante consignar que ao longo dos mais de 30 (trinta) anos de vida pública, estando atualmente no 7º mandato de Prefeito do Município de Lajedinho, com todas as contas aprovadas pelo TCM/BA, nunca havia respondido a um único processo, senão aqueles movido pelo meu adversário político, que o faz diretamente ou por interpostas pessoas.
Porém, repita-se, não há nade de irregular nos processos licitatórios realizados pelo Município, especialmente no Pregão Eletrônico n. 007/2023, se comparar os preços contratados no processo, observar-se-á facilmente que são, de regra, inferiores aos praticados no mercado. Confio plenamente na equipe técnica da prefeitura que além de qualificada possui autonomia para conduzir os processos de contratação do Município.
Desta forma, reiteramos nosso respeito e compromisso com o Poder Judiciário e o Ministério Público, entendendo a importância de suas funções na garantia do Estado Democrático de Direito.
Potiraguá: escritório de Advocacia Jovino Oliveira Neto ganha nova identidade visual
O Escritório de Advocacia Jovino Oliveira Neto, conhecido por sua atuação destacada em diversas áreas do Direito, está de cara nova. Recentemente, o espaço passou por uma reforma que trouxe uma pintura renovada e um ambiente ainda mais acolhedor para receber seus clientes.
Com foco em atender as demandas da comunidade, o escritório segue atuando com destaque em áreas como Direito Previdenciário, Criminal e Cível, sempre oferecendo um trabalho ético, eficiente e humanizado.
A nova identidade visual reflete o compromisso do advogado Jovino Oliveira Neto com a inovação e a qualidade no atendimento, marcando uma nova fase para o escritório, localizado na Rua Camacã, número 109, bairro Centro em Potiraguá.
Essa novidade reforça a presença do escritório como uma referência na região, demonstrando o constante esforço em evoluir e proporcionar as melhores soluções jurídicas para seus clientes.
Prefeitura aproveita tempo firme e retoma Operação Tapa-Buraco nas ruas da cidade
A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou, nessa segunda-feira (20), a Operação Tapa-Buraco nas ruas da cidade após o período de fortes chuvas dos últimos dias. O serviço de manutenção é realizado pelo Governo Municipal de forma ininterrupta, durante todo o ano, mas só pode ser realizado com o solo seco, por causa da aderência do asfalto novo ao local aplicado.
A Emurc, empresa que executa a Operação Tapa-Buraco, realiza o trabalho em ruas do centro da cidade e irá prosseguir por diversas vias que foram afetadas pelo temporal. As demandas atendidas pela operação são definidas por mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), com a equipe técnica da Emurc e, também, com a participação da comunidade, por meio de solicitações feitas à Ouvidoria da Emurc e da Prefeitura.
Confira os próximos locais a receber a operação serão:
Terça-feira (21/01): Avenidas Juracy Magalhães e Luís Eduardo Magalhães
Quarta-feira (22/01): Patagônia
Quinta-feira (23/01): Ibirapuera
Urgente: a “casa caiu”! Se apresentava como empresário, mas era apontado como o maior traficante com atuação no sudoeste baiano
Apontado como a maior liderança de uma facção criminosa com forte atuação na cidade baiana de Jequié foi preso durante uma operação conjunta envolvendo a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, as Polícias Militar e Federal da Bahia e de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (21). A prisão ocorreu na na zona rural de Extrema, em Minas Gerais, durante a Operação Eirene Um.
O criminoso, que se apresentava como empresário, dono de padaria e investidor na região mineira, foi localizado por equipes do 19° Batalhão da Polícia Militar (BA), Departamento de Polícia Federal (MG) e 59° BPM (MG). Durante a abordagem, os agentes encontraram diversos celulares, um veículo e anotações detalhadas sobre o comércio de drogas em Jequié e em outras cidades baianas, como Itiruçu, Boa Nova, Manoel Vitorino, Iaçu e Valentina.
As cadernetas apreendidas revelaram informações sobre repasses e venda de entorpecentes. Segundo o delegado federal Eduardo Badaró, coordenador da FICCO Bahia, o criminoso era aliado de uma facção paulista e adotava práticas violentas para expandir o domínio do grupo, ordenando invasões a territórios rivais e assassinatos.
“As investigações mostram que ele agia de forma extremamente violenta, determinando ações contra rivais e consolidando o domínio da facção em diferentes regiões. Ações em Jequié continuam sendo realizadas de forma integrada pelas Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal”, afirmou Badaró.
A Operação EIRENE UM reforça o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado, visando desarticular redes criminosas e garantir mais segurança para a população.
Uma cena inusitada em Itambé: veja o vídeo
Uma motocicleta estava estacionada em frente a um estacionamento na cidade de Itambé, até aí tudo bem, mas quando o proprietário saiu para pegar a moto e partir a cena misteriosa aconteceu, a moto fantasma que estava parada de boa…resolveu sair sozinha e se não fosse contida por populares, teria ido embora. O fato curioso chamou a atenção de todos e ao mesmo tempo amedrontados com essa cena inusitada e misteriosa. Fonte: Itapetinga Notícias
Tráfego de veículos de carga segue liberado na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, apesar de restrição anunciada
Apesar do anúncio feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre a restrição ao tráfego de veículos de carga na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101, em Itapebi, a circulação segue normalmente nesta segunda-feira (20).
Em vídeo enviado ao VIA41, é possível ver veículos de carga atravessando a estrutura sem qualquer fiscalização no local. Segundo o DNIT, a medida deveria ter entrado em vigor às 6h do domingo (19), para possibilitar ações de reabilitação na ponte, além de prevenir riscos devido ao aumento do volume de água na Barragem de Itapebi.
A restrição, segundo o comunicado oficial, teria duração inicial de 30 dias, podendo ser prorrogada, e liberaria apenas o tráfego de veículos leves e ônibus. No entanto, a ausência de fiscalização levantou questionamentos sobre a execução da medida e a segurança da ponte, que é uma conexão estratégica para o transporte na região.
Moradores e motoristas aguardam esclarecimentos por parte do DNIT sobre o cumprimento das restrições e a segurança da estrutura enquanto o tráfego de veículos pesados segue liberado. As informações são do Via41.