O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que a implantação do Gol do Brasil acontece até o meio deste ano: “O que a gente se compromete é implantar, ainda no primeiro semestre, este projeto, que será muito importante para a cultura e o esporte de Conquista“.
O vereador Luís Carlos Dudé, principal incentivador da parceria, ‘tem mantido contatos permanentes com a CBF e acredita que a iniciativa vai abrilhantar o esporte em nossa cidade: “A CBF batizou o projeto de Gol do Brasil, mas eu acredito que vai ser mesmo um golaço para Conquista! A qualificação do futebol entre os pequenos conquistenses é ganhar o jogo antes do segundo tempo, com o adicional de sermos os primeiros da Bahia a fazer esta parceria com a CBF!”.
O Gol do Brasil vai atender meninos e meninas com idades entre sete e 14 anos. Em grupos mistos e com treinadores capacitados pela CBF, o projeto vai formar escolinhas de futebol, cuja vocação vai além do esporte e promove cidadania.
“Nós vivemos no estado mais violento do país, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023. Promover atividades desportivas com seriedade é um dos caminhos para garantir uma formação adequada e completa às nossas crianças e aos nossos jovens. Por isso estamos atraindo parceiros, como a CBF, para garantir mais oportunidades aos meninos e meninas de Conquista”, garantiu a prefeita Sheila Lemos.
Ricardo Leão, gerente de Desenvolvimento e Projetos da CBF, explicou o funcionamento e a importância do projeto: “O Gol do Brasil é um projeto social estabelecido pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo 2014, que utiliza o futebol para desenvolver as habilidades de vida e promover a cidadania de crianças e jovens. Temos oito unidades em atividade neste momento, em municípios de todas as regiões do Brasil, mas nenhuma delas na Bahia. Vitória Conquista será a primeira unidade no Estado da Bahia. A partir de agora, vamos acelerar os trâmites e o planejamento e muito em breve a equipe da CBF estará na cidade para realizar inspeções nos locais que receberão a capacitação metodológica e as aulas do projeto”.