Na manhã desta quarta-feira (29), sete mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Vitória da Conquista. As ações fazem parte das operações “Reciclagem” e “Jogo Sujo”, que investigam homicídios ocorridos no município entre 2020 e 2023. Os investigados são apontados como membros de um grupo de extermínio que também atua com jogos de azar.
As operações são conduzidas por equipes do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo o MP-BA, o trabalho é desenvolvido por meio da Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP-BA e dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MP-BA.
As ações visam desmantelar as atividades criminosas do grupo, trazendo justiça às vítimas dos homicídios e interrompendo as operações ilícitas de jogos de azar na região. A operação é um esforço conjunto para aumentar a segurança e reduzir a violência em Vitória da Conquista.
Mais detalhes sobre os resultados das operações e as identidades dos presos serão divulgados posteriormente pelas autoridades competentes.