O prefeito de Iguaí, Rony Moitinho (PSD), sofreu grandes derrotas nas eleições municipais do Médio Sudoeste da Bahia, o que abalou sua tentativa de ampliar a influência na região. Em Nova Canaã, ele lançou a esposa como candidata, mas ela não conseguiu se eleger. Já em Iguaí, sua própria cidade, o candidato que apoiou também foi derrotado. Pra completar, em Ibicuí, onde apostava em Rone de Cordélio, os esforços não deram resultado, e mais uma vez Rony saiu perdendo.
Essas derrotas são um baque para Rony, que esteve de olho nas eleições de 2026, buscando se firmar como candidato a deputado. Agora, enfraquecido politicamente, ele tem um longo caminho pela frente para tentar reconstruir sua base e recuperar o espaço perdido.
A situação de Rony fica ainda mais complicada quando comparada a outros líderes da região que tiveram um desempenho bem melhor. Rosemberg Pinto (PT) e Rodrigo Hagge (MDB), por exemplo, obtiveram vitórias expressivas, com Hagge elegendo seu sucessor em Itapetinga, e Marcos Galvão (PSD) mantendo sua base ao eleger o sucessor em Ibicuí.
Sem mandato no futuro próximo, Rony Moitinho vai precisar trabalhar duro para se reerguer, refazer alianças e traçar uma estratégia sólida se quiser voltar ao jogo e viabilizar sua candidatura para 2026. Da redação do Blog do Edyy com a colaboração do site Políticos do Sul da Bahia.