Internado há quase um mês no Hospital Geral de Vitória da Conquista, o jovem Eronildo Alves Souza, mais conhecido como Nolin, de 43 anos, enfrenta uma batalha delicada contra uma inflamação aguda crônica no pâncreas, porém, o tipo da doença que ele contraiu é rara e que requer cuidados especializados.
O quadro clínico de Eronildo é grave. Além da inflamação no pâncreas, ele sofre com acúmulo de líquido nos pulmões e no abdômen, o que exige procedimentos constantes para retirada. Nos últimos seis dias, devido à gravidade da situação, Eronildo não consegue se alimentar e vem sendo nutrido por meio de um cateter.
De acordo com os familiares, os médicos do Hospital Geral de Vitória da Conquista têm sido extremamente prestativos, mas já não há suporte adequado na unidade para tratar o caso. Por isso, foi solicitada sua transferência para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, que possui estrutura mais adequada para o atendimento necessário.
No entanto, a transferência é um desafio. Devido à extrema debilidade do paciente e ao uso contínuo de aparelhos, o transporte só pode ser realizado por uma UTI aérea. A família, aflita, clama por agilidade no processo, especialmente pela complexidade do percurso de mais de 500 km que separa as duas cidades.
Eronildo é irmão do editor-chefe do Blog do Edyy, que também está mobilizado, ao lado de sua sobrinha, Mailane, filha de Eronildo, na busca por uma solução para garantir o tratamento adequado e a recuperação do seu familiar. O momento exige união e esforços para salvar a vida de Eronildo, que luta bravamente contra essa rara condição.