A previsão de chuvas intensas continua preocupando moradores de diversas regiões da Bahia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 325 municípios do estado estão sob alerta amarelo entre este sábado (19) e a manhã de domingo (20). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.
Na região do Médio Sudoeste, estão incluídas no alerta cidades como Itapetinga, Itororó, Itambé, Itarantim, Potiraguá, Caatiba, Ibicuí, Firmino Alves, Iguaí, Nova Canaã, Maiquinique, Macarani, Itajú do Colônia e Pau Brasil. A recomendação é que a população redobre os cuidados com áreas de encosta, redes elétricas e evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento.
No Sudoeste baiano, municípios como Vitória da Conquista, Brumado, Caetité, Barra do Choça, Cândido Sales, Poções, Planalto, Encruzilhada, Condeúba, Belo Campo, Tremedal, Piripá, Guajeru, Maetinga, Mortugaba, Presidente Jânio Quadros, Tanhaçu e Paramirim também foram incluídos no aviso meteorológico.
Já no Sul da Bahia, cidades como Itabuna, Ilhéus, Camacan, Itacaré, Uruçuca, Ubaitaba, Ubatã, Ipiaú, Ibirataia, Gandu, Jequié, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Medeiros Neto, Canavieiras, Una e Santa Luzia estão sob as mesmas condições de risco.
Apesar de o alerta representar baixo risco para cortes de energia, queda de galhos e alagamentos, o Inmet orienta a população a se manter atenta às atualizações e procurar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de emergência.
A previsão reforça a necessidade de cautela, especialmente em áreas vulneráveis. O alerta meteorológico se estende a mais de 4 mil municípios de 23 estados brasileiros, ficando de fora apenas os estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.