Blog do Edyy

Distrito de Itaimbé: Cobras estão aparecendo com frequência e assustando moradores

Os moradores de Itaimbé, distrito de Potiraguá estão preocupados com o aparecimento continuo de cobras na localidade. Só está semana, moradores encontraram duas serpentes, mas segundo informações, já foram encontrado várias desde o início do ano.

A última foi encontrada na tarde desta quarta-feira (29), na Rua São Roque, no centro do distrito. Segundo informações de um morador, que não quis ter o nome revelado, informou ao Blog do Edyy que o animal media mais de um metro e meio de cumprimento. Ele não soube informar qual era a espécie do animal que acabou sendo sacrificado, por “precaução”.

Ao Blog do Edyy, os moradores solicitaram que o poder executivo municipal, realize algumas ações para cessar o aparecimento de serpentes na zona urbana do distrito.

Crime ambiental

Dos Crimes contra a Fauna

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

A cobra é um animal cercado de medos e superstições. Como para muitas pessoas elas são malignas, geralmente são mortas, mas ao eliminar as cobras, também eliminamos um predador importante dos ratos, considerados uma praga nociva. Dependendo da cobra, ela pode comer até 15 ratos em uma semana.

O biólogo Ed Carlos Soares, especialista em cobras, é referência no salvamento de espécimes em risco em Mogi Guaçu, na região de Campinas, e hoje mantém 20 desses animais na casa onde mora, entre elas uma jiboia que chegou com queimaduras graves. A cobra passou por tratamento e, após 45 dias, está quase pronta para voltar à natureza.


COMPARTILHAR