Em um curto giro pela cidade de Potiraguá, na manhã deste domingo (24), o Blog do Edyy voltou a registrar novos pontos que estão sendo utilizados para o descarte irregular de lixo.
Desta vez a redação esteve visitando dois pontos da cidade onde o problema pode ser facilmente flagrado por qualquer pessoa.
O primeiro ponto de parada foi na Rua Manoel de Brito Alves, onde um frizer velho serve de depósito do lixo, que, como mostra na imagem, não foi o suficiente para despejar a grande quantidade que acabou ficando espalhada no chão.
A segunda parada foi no Bairro Cajazeiras (Orelha da Vaca), lá o problema é na beira do açude, uma enorme quantidade de lixo foi registrada.
Questionado por um leito do blog, ele disse que o problema é causado pelos próprios moradores da localidade, já que o carro do lixo realiza a coleta periodicamente. “A Prefeitura “enxuga gelo”, toda vez que é feita a limpeza dessa área as pessoas voltam a jogar lixo novamente”. Disse o leitor. Ele ainda acrescenta que, seria bom que a mesma disponibilizasse algumas lixeiras para que a situação amenize mais um pouco.
A prática do descarte de lixo doméstico, vegetação, entulhos ou qualquer outro material de maneira irregular é comum em quase todas as cidades brasileiras. No entanto, o que muita gente não sabe é que se trata de um crime e o infrator, se denunciado, poderá ser multado. O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa de até R$ 7.500, para quem for pego em flagrante, conforme determinam as leis 3002/2018 e 1388/1997.