Blog do Edyy

Potiraguá: Bloco junino “Óia Nóis Aqui Traveiz” 2020 é cancelado por causa do coronavírus

Há 26 anos o Bloco Junino “Óia Nóis Aqui Traveiz” percorre pelas ruas da cidade de Potiraguá comemorando a festa de São João num clima de muita alegria e diversão.

Por conta do isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em decorrência da pandemia do coronavírus, este ano de 2020 o evento não poderá ser realizado.

Para informar aos participantes do bloco, os organizadores do movimento emitiu um comunicado sobre o cancelamento do evento que ficará para o próximo ano de 2021.

Leia a nota;

“COMUNICADO
“Amigos e amigas de CAMINHADA do “nosso” Bloco Junino “ÓIA NÓIS AQUI TRAVEIZ!”
Esse ano de 2020 por motivo da PANDEMIA do Coronavirus não sairemos às ruas da nossa POTIRAGUÁ com as nossas ALEGRIAS.
(Iremos BRINCAR cada um na sua CASA)
Mas se DEUS permitir em 2021 e nos outros anos iremos TODOS manter a TRADIÇÃO e assim poderemos gritar animados: SEGUE DAMA!!!

Abracos de Adelson e Robson.
Até 2021!!!”. Finalizou.

Em 2018, o Blog do Edyy fez uma matéria exclusiva: Confira logo abaixo;

A cada ano imprime-se nas camisas mensagens que são notícias nacionais ou locais, como o Apagão, 500 anos do Brasil, Dilma primeira mulher presidente, crises, Copas do Mundo, Olimpíadas, 100 Anos de Jorge Amado e Luiz Gonzaga e também homenageia-se membros falecidos… ( a vida continua).

Inicia-se a caminhada com uma fatada…depois batisa-se os novatos na Igrejinha de Frei Biloura. “Batizado” simbólico aos que saem pela primeira vez no bloco… Tomam uma taça de Licoralcool produzido por Frei Damião. Momento este de muitas risadas e de confirmação que irá vencer a caminhada.

O grupo nunca aceitou patrocínios, segundo eles é para não misturar as  ações culturais com ideologias políticas, pois o intuito é sair para se divertir… “Juntos e Misturados”.

“Em 2018, Alem de ser ano da copa a qual nos vestimos com as cores da nossa Bandeira, homenageamos o senhor João Maleiro que foi morar com Deus, este que sempre nos recebia com a maior felicidade”.

“Sempre usamos uma frase com algum acontecimento do momento… Este ano foi a greve dos caminhoneiros. Onde nada contra usamos. “Os caminhoneiros conseguiram parar o Brasil sem combustível… Ainda bem o que nos movimenta é o licor. “

“Então vamos mais uma vez nos reunirmos e festejarmos pelas ruas de nossa Potiraguá. Farei diferente hoje, tentarei relembrar de alguns amigos que nos recebiam e recebem em suas casas (D. Dulce, D.Valdete, D. Helena, Joaquim de Lurdes, Tino, Carlinhos de Daniel, Dona Ioza, Márcia de Sr Zé Rodrigues, Clóvis, Sr João Maleiro, D. Mera, D. Iracy e Sr José Tropeiro, Leninha de Sr Roxo, Telma, D. Eliobina e filhos… a felicidade de receber o grupo era uma grande festa… nunca exigiamos ou exigimos nada de nenhum deles o ato de nos receberem era apenas pela pergunta… “São João Passou aí?” e logo vinha a resposta… sim passou. Ali nos eram oferecidos e ainda hoje nos oferecem licor de todos os tipos do tradicional JE NI PA PO … CACAU. (só os mais velhos entenderão) de amendoim, passas, de suco baleinha… amendoim, biscoito, carnes.
Já fomos em 15 componentes, depois 28, mais a frente 50 e a alguns anos nunca saimos com menos de 90 camisas. E olha que uma vez BATIZADO COM O LICOR BENTO de Damião, ou volta ou segue dama dali e se torna mais um contaminado pelo VÍRUS da alegria das festas juninas de Potiraguá.
Amanhã estaremos saindo pelo 24 ano de OIA NÓIS AQUI TRAVEIZ, já passamos juntos com isto… seis, … seis, … seis copas do mundo juntos… algumas homenagens já foram feitas e amanhã não será diferente, festejaremos a VIDA de um amigo de sorriso fácil e coração bom… VIVA SENHOR JOÃO MALEIRO… O segue dama foi um grito colocado durante as andanças com a ordem de que já estavamos agradecidos a aquela família e teriamos que seguir viagem… AMANHÃ na casa de Sr. João Maleiro ele não será gritado, o silêncio fará parte de nossos corações e saíremos em silêncio. (Apenas iremos aplaudir) o enunciado de Adelson. de VIVA SER JOÃO MALEIRO.
Então vou dormir, amanhã o dia será de festa, respeito, amor e SAUDADES. Saudades de D. Dulce, D. Louça, D. Raimunda, Célia de Damião, Sr. Mero, Sr. Zé Rodrigues, Sr Zome, e tantos outros bons amigos que só em fazer parte de nossas vidas nos fizeram bem. Obrigado a RENOVAÇÃO constante deste grupo que vive e revive a alegria de sorrisos, causos e listas e mais listas minhas e de meu amigo e irmão Adelson. Boa noite a todos.
Viva São João… Segue Dama. E com certeza o XXV ano do grupo terá CARNÊ.” O grupo.

Confira a galeria com todas as fotos:

Fotos: Blog do Edyy e os organizadores: Adelson Pinto e Robson Freitas.


COMPARTILHAR