Leitores entraram em contato com o BLOG considerando pouco esclarecedor o boletim divulgado pelo Hospital Samur, no início da noite deste sábado (26) acerca do estado de saúde do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB). A informação, apesar dos muitos dados, não permite saber se Herzem, que se trata da Covid-19, melhorara, como indicava parte da nota, ou piorara, como induzia a pensar a informação de que ele foi transferido, por UTI aérea, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no final da tarde deste sábado..
O boletim emitido pelo Hospital Samur, onde Herzem Gusmão estava internado desde o dia 18, informa que o prefeito saiu do período de isolamento depois de 20 dias e “encontra-se confiante, com quadro estável, com boa performance hemodinâmica, recuperando a função pulmonar após pneumonia secundária, em ventilação espontânea com necessidade de oxigênio suplementar, sem qualquer disfunção orgânica”.
Para esclarecer melhor, o BLOG tentou falar com fontes do Samur e pessoas próximas ao prefeito, como o Chefe do Gabinete Civil e secretário de Comunicação, Marcos Ferreira, que não deu resposta. Conseguimos retorno de um médico conquistense ligado a Herzem. Ele disse que o prefeito estava bem quando foi transferido para o hospital de São Paulo.
“A preocupação e a retirada foi porque ele não piorava, mas também não melhorava. Por conta disso, alguns amigos dele que têm influência e condições pediram a ele [que aceitasse a transferência] e ele cedeu de ir para o Sírio-Libanês. Mas, ele saiu bem, não foi porque complicou o estado de saúde. É esperar, agora, que evolua bem lá e volte logo para nossa cidade”, contou o médico.
Boletim Médico – Prefeito Herzem Gusmão
O excelentíssimo Sr. Prefeito Herzem Gusmão sai do período de isolamento para o Covid-19 depois de vinte (20) dias. Encontra-se confiante, com quadro estável, com boa performance hemodinâmica, recuperando a função pulmonar após pneumonia secundária, em ventilaçãoespontânea com necessidade de oxigênio suplementar, sem qualquer disfunção orgânica.
Foi transferido no final da tarde, por transporte aéreo, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para continuidade do tratamento e reabilitação.
Douglas Leandro Aparecido Barbosa de Matos
Médico Assistente – Coordenador Clínica Médica
Dr. Miquéias Martins Lima Silva
Diretor Técnico do Hospital SAMUR
Fonte: blog do giorlando lima