Do G1
O secretário da Saúde de Santo Antônio de Jesus, Leonel Cafezeiro, autorizou a compra de ivermectina e azitromicina para tratar a Covid-19. No entanto, segundo estudos rigorosos realizados ao redor do mundo, esses remédios não têm eficácia comprovada contra a doença.
“Autorizamos a compra, já foi feita a licitação, porque não temos outra medicação a não ser essas. Muitas pessoas que tomaram tiveram bons resultados, então o que a gente não pode é não fazer nada”, disse.
Apesar da informação do secretário, a prefeitura de Santo Antônio de Jesus informou, por meio de nota, que a licitação não é direcionada ao combate do coronavírus de forma específica e que os medicamentos já são utilizados por médicos da rede municipal para tratar outras doenças e problemas respiratórios.
Ainda de acordo com a nota, não há um protocolo que obrigue os médicos a receitarem os medicamentos em caso de Covid-19, mas quem julgar necessário pode prescrever.
Segundo o secretário, ele tomou a medicação quando foi infectado pelo novo coronavírus e ainda disse que o melhor remédio é o cuidado que cada um tem que ter.
“As pessoas não estão obedecendo essas recomendações que estão sendo feitas e massificadas”, explicou.