A conta de luz de mais de 6 milhões de consumidores baianos ficará mais cara a partir de sexta-feira (22). As novas tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba), foram autorizadas, nesta terça-feira (19), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para o consumidor residencial, o aumento será de 20,73%.
De acordo com Aneel, os clientes de alta tensão, como indústrias e comércio de médio porte, terão as contas reajustadas em 20,54%. O aumento na conta de luz atingirá cerca de 6,3 milhões de consumidores no estado. O detalhe é que no dia 6 deste mês o Governo Federal anunciou que a conta de energia ficaria mais barata com o fim da cobrança da bandeira tarifaria, a taxa extra. A promessa era que a conta sofreria redução de 20% a partir de maio.
A Aneel informou que os itens que mais afetaram o aumento na conta de luz do consumidor foram os encargos setoriais e os custos de distribuição e de aquisição de energia. Os custos de transmissão e os componentes financeiros, por sua vez, geraram impacto negativo, segundo a Agência Nacional. Mesmo assim, o aumento na tarifa será superior a 20%