A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará um levantamento dos índices da Covid-19 em Vitória da Conquista com os dados colhidos até esta quarta-feira (30), último dia do mês de novembro, e deve informar a posição do Município quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais, como foi definido hoje (29) em decreto estadual.

Até lá, permanece a recomendação feita pelo Ministério da Saúde, para a utilização da máscara, especialmente para os idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e imunossuprimidos, em ambientes que possam apresentar um maior risco de contaminação. No momento, o uso é obrigatório em estabelecimentos de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, chama a atenção para a necessidade da vacinação, que é o meio mais eficaz de prevenir a contaminação e evitar o agravamento em caso positivo da Covid-19.

“É muito importante que a população esteja com a vacinação contra a Covid-19 em dia, principalmente com as doses de reforço, para evitar complicações graves da doença. Além disso, as recomendações de cuidado e prevenção ainda são as mesmas. Quem estiver apresentando sintomas gripais, deve fazer o isolamento e a notificação para testagem”, reforçou a secretária.

Testagem

Nesse momento, a SMS disponibiliza duas formas de atendimento às pessoas com síndrome gripal: as unidades de saúde ou a autonotificação pelo site Notifica PMVC, onde pode ser feito o cadastro para o agendamento da testagem.

Todas as unidades de saúde da sede também estão realizando a vacinação contra a Covid-19 diariamente, ofertando 1ª a 5ª doses, conforme a programação semanal divulgada previamente nos canais oficiais da Prefeitura.