Em continuidade ao processo de divulgação de informações sobre a situação da Barragem da Pedra, no município de Jequié, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informou por nota compartilhada que devido às chuvas ocorridas na Bacia do Rio de Contas, o Reservatório da Pedra registrou nas últimas 6h desse domingo, 25 de dezembro, chegou a 89,27% do volume útil do reservatório.
“Tendo em vista a previsão de chuvas moderadas na bacia e visando o controle de cheia, as defluências do Reservatório da Pedra serão elevadas, gradualmente, para 2.000 m⅔, a partir das 08h de hoje, devendo permanecer neste valor até nova avaliação”, destaca a CHESF.
A Companhia Hidrelétrica destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.
A Chesf alerta a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.
As águas dispensadas do reservatório descem correm pelos municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, despejando no oceano em Itacaré.