Um decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Maiquinique, no dia 25 de dezembro do ano passado, sobre um possível nível elevado do rio que corta o município tem gerado inúmeros comentários por toda a cidade e na região.
O documento, assinado pela prefeita Valéria Silveira, decretou Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência nas áreas do Município, em decorrência de, segundo a prefeitura, do desastre, que foi classificado de; (Tempestade Local/Convectiva – Chuvas Intensas).
O que chamou a atenção no decreto, que se tornou até motivo de piadas nos grupos de WhatsApp foi, sobre a cheia do rio local.
De acordo com o decreto, o nível do Rio Maiquinique teria atingido, aproximadamente 10 metros acima de seu nível normal, causando enormes transtornos e situação de perigo à inúmeras famílias que já se encontravam em estado de perigo em virtude das fortes chuvas que caíram no Município de forma ininterrupta há mais de 15 dias.
O documento, publicado no Diário Oficial do Município foi bastante criticado, pois, se, realmente o nível do rio tivesse aumentado de forma tal, parte da cidade ficaria debaixo d’água, o que não aconteceu.
Diante dos fatos, segundo informações colhidas pela redação do Blog do Edyy, o caso deverá ser apresentado ao Ministério Público e, a Câmara de Vereadores de Maiquinique poderá abri uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que deverá apurar indícios de irregularidades, uma vez que o ato solicita recursos federais e flexibiliza a lei de licitação.