Autores do triplo homicídio na zona rural de Macarani são identificados e presos em Almenara/MG*
Após o registro do triplo homicídio ocorrido na noite da última quarta-feira, dia 15/02/2023, em um bar situado às margens do Rio Pardo, na zona rural de Macarani, integrante da 21ª Coorpin-Itapetinga, e o trabalho de investigação iniciado pela Equipe de Pronto Emprego, que colheu informações acerca das características físicas dos autores, das armas e do veículo usado por eles, ocorreram intensas tratativas entre a PC/BA e as Unidades da PM/MG localizadas no norte daquele Estado, na direção em que os suspeitos fugiram e onde existe forte atuação das facções de tráfico de drogas do Estado da Bahia.
Após isso, na tarde de ontem, pessoas usando veículo e armas semelhantes, cujas informações a PM/MG já dispunha previamente, executaram duas pessoas na cidade de Jequitinhonha/MG, e, ato contínuo tentaram executar uma terceira pessoa em Almenara/MG, sendo detidos em um dos bloqueios que a Polícia Militar montou na região na tentativa de prender os autores das duas primeiras mortes.
Os presos foram identificados como *BRUNO ALVES GOMES, vulgo “Gordo”, de 22 anos de idade, WELISSON CRUZ SOUTO, de 24 anos, ambos da cidade de Ilhéus, e BRUNO GOMES DOS SANTOS, vulgo “Bruninho Baiano”, também de 22 anos*, natural de Jequitinhonha/MG, porém, residente em Ilhéus/BA, em poder de quem foram apreendidas duas pistolas cal. 9mm, uma delas com carregador de alto poder de fogo, gerando confusão nas testemunhas que mencionaram a utilização de uma “macaquinha”, um revolver cal. 38 e farta munição, além do veículo Fiat Argo de cor marrom, placa policial RUA-3A29, o mesmo usado na ação em Macarani.
Também pelos indícios colhidos até o momento já é possível identificar um dos mandantes dos crimes como sendo EDUARDO DAMACENO SILVA, vulgo “BEL”, de 39 anos de idade, o Seis de Ouro do Baralho do Crime da SSP/BA, atualmente cumprindo pena no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. *BEL* é apontado como um dos líderes do Raio A na região de Itabuna, associado ao mesmo comando nacional da Facção Tudo 2, que atualmente tem baixa atuação na região de Itapetinga e Norte de Minas Gerais, áreas sob forte domínio da Facção Tudo 3, e estas mortes nos dois Estados estariam relacionadas à tentativa de ampliação da área de atuação dessa facção rival, em face de um prolongado período de prisão de EDSON VALDIR, apontado como líder regional da Facção Tudo 3.
Os autores foram autuados em flagrante delito pela PC/MG por crimes de homicídios consumado e tentado e também está sendo representado pela decretação da prisão preventiva deles perante a Comarca de Macarani, por conta do triplo homicídio e da tentativa de homicídio ocorridos na zona rural daquele município.
FONTE: SI da 21ª Coorpin-Itapetinga