Blog do Edyy

Itarantim: parece água de esgoto, mas é o cano da Embasa que quebrou

Literalmente falando, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento presta um verdadeiro desserviço aos moradores da cidade de Itarantim, no médio sudoeste da Bahia.

Imprópria para o consumo, há muito tempo o líquido precioso não é fornecido de forma regular como manda a lei, na Terra da Cachaça.

Na manhã desta sexta-feira (24), um morador registrou o exato momento em que uma adutora da empresa quebrou e jorrou água para todo lada.

O que chamou a atenção foi a cor da água que jorrava do cano, uma água completamente preta da cor de coca-cola.

O “fenômeno” inusitado aconteceu na Rua Vilobaldo Santos Rocha, no Bairro Anedina de Carvalho.

Segundo as informações, um carro pesado pode ter passado por cima do cano e causou o dano ao patrimônio da Embasa, que está com sua concessão vencida no município há mais de 22 anos e ninguém toma providências para resolver este problemão.

Vale ressaltar também as péssimas qualidades das ruas, que reflete a ineficiência da Prefeitura Municipal de Itarantim.

 

Após a matéria e a grande repercussão negativa, a Embasa emitiu uma nota ao Blog do Edyy sobre o ocorrido.

Confira abaixo;

 

_24/02/2023_

Nota da Embasa ao Blog do Edyy

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que após identificar o quebramento de rede na manhã desta sexta (04), equipes iniciaram o procedimento padrão de descargas para recuperar a qualidade da água na rede distribuidora do Sistema de Abastecimento de Itarantim. Em seguida iniciaram a manutenção emergencial para correção do vazamento na rede distribuidora situada na Rua Vilobaldo Santos Rocha, bairro Anedina de Carvalho, com previsão de conclusão até o final da tarde desta sexta.
Pontos isolados da cidade registraram alteração na coloração da água distribuída proveniente da liberação de materiais incrustados na tubulação. Como as tubulações estão sujeitas ao acúmulo de materiais oriundos da reação da água as paredes internas da tubulação, a velocidade da água provocou a remoção desta carga inorgânica.
Em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem acionar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800-0555195, pela Agência Virtual (Aplicativo e Site), pelo telefone do Escritório Local (73) 3266-2147 ou ainda pelo Whatsapp no número (71) 99717-0999 ou (73) 3266-2147.
A Embasa ressalta ainda que a água fornecida em sua área de operação é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade da Portaria de Consolidação nº 5/2017 – Anexo XX – alterado pelas Portarias GM/MS nº 888/2021 e GM/MS nº2472/2021.


COMPARTILHAR