Blog do Edyy

Conquista: Via Bahia bate o martelo e confirma início das obras de duplicação da BR-116

A articulação para a duplicação da BR-116 pela Via Bahia contou com a reunião na manhã desta segunda-feira (15) entre o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, o senador Otto Alencar, o deputado Paulo Magalhães e o presidente da Via Bahia, José Bartolomeu. No encontro realizado em Salvador, ficou definida uma visita na próxima terça-feira (23) ao Ministério dos Transportes, em Brasília, para firmar um acordo de retomadas das obras.

Defensor da duplicação da rodovia, o prefeito Quinho foi à mídia nos últimos meses e mobilizou o meio político por uma solução. Hoje na reunião, o gestor disse estar confiante em solucionar o problema. “Estou extremamente feliz com o fato de que esse reequilíbrio está acontecendo e definitivamente há interesse do Governo Federal para retomada das obras que se iniciarão em Vitória da Conquista e no Paraguaçu concomitantemente”, afirmou Quinho, que fez ainda questão de destacar que sua luta “é de interesse público e para que tenhamos uma rodovia com tranquilidade , com trafegabilidade de qualidade”.

O senador Otto Alencar ressaltou que nos últimos quatro anos, o governo federal deixou de dar atenção à demanda do Sudoeste baiano, mas que o Governo Lula já abriu um canal de negociação com a concessionária. “Foi aberto diálogo com a Agência Nacional de Transportes a ANTT e com o Ministério dos Transportes na figura do ministro Renan Filho, com quem já teve o Dr. Bartolomeu, um dos diretores da Via Bahia, ao lado do presidente da UPB, Quinho, prefeito de Belo Campo que é da região e conhece Vitória da Conquista na palma da mão e sabe de todos os entraves causados hoje pela Via Bahia na BR-116 . Poderemos ter solução com essa nova negociação que está em andamento em Brasília para que sejam retomadas as obras nessa estrada tão importante da Bahia”, explicou o senador.
O presidente da Via Bahia, José Bartolomeu, reforçou que “o que a Via Bahia mais quer é iniciar as obras o mais rápido possível”. Ele antecipou que a empresa está em diálogo com o governo para que isso seja possível. “O comprometimento da Via Bahia é ter esse compromisso firmado e iniciar as obras imediatamente, logo que seja possível. Obviamente, do ponto de vista logístico, as construtoras iniciarão até o final deste ano”, pontuou Bartolomeu.


COMPARTILHAR