Os professores da cidade de Potiraguá mais uma vez voltam a ser destacados e reconhecidos pela gestão do prefeito Jorge Cheles. Na tarde desta quinta-feira 1º de junho a Prefeitura Municipal confirmou o novo reajuste de 14,95% conforme foi estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Essa não é a primeira vez que o município realiza o pagamento do reajuste dos profissionais da educação, seguindo imposição federal. No início do ano de 2022 o gestor fez questão de se enquadrar na lei e concedeu o aumento de 22,22% para a categoria.
Vale ressaltar, que, a arrecadação do município ainda era de 0.6, a menor arrecadação de um município brasileiro.
Piso dos Professores em Itarantim
Diferente da vizinha cidade de Potiraguá, os professores da cidade de Itarantim seguem com os proventos defasados desde o início do ano de 2022 com a dura queda de braço que enfrentam com o prefeito Fábio Gusmão, que faz questão em gastar milhões de reais com o aniversário da cidade e festejos junino.
Além de não dialogar com os professores, o gestor não demonstra nenhum interesse em solucionar o problema que já se arrasta pelas instâncias judiciais. Enquanto isso, a casse segue realizando paralizações e ameaçando entrar em greve.
Conforme já relatamos outras vezes aqui, a cidade de Itarantim não tem problemas financeiros e, talvez o recurso possa ser mal distribuído., uma vez que só para os festejos a administração gastou mais de R$ 3 milhões de reais.
Diante desses recursos gastos, logo depois a prefeitura solicitou da Câmara de vereadores um empréstimo no valor de R$ 1.280.000,00 (Um milhão, duzentos e oitenta mil reais) destinado para a compra de uma máquina para a Secretaria de Infraestrutura, o que poderia ser comprado à vista e mais barato.