O fornecimento de energia elétrica na cidade de Salvador, capital da Bahia, começou a ser normalizado após um apagão que afetou grande parte do país nesta terça-feira, 15 de agosto.
Apesar do progresso na retomada da energia, ainda não há informações sobre a retomada dos serviços do Metrô de Salvador e de outros serviços que foram suspensos devido ao apagão. A interrupção no fornecimento de energia também gerou impactos em diversas regiões do país, afetando a rotina de milhões de pessoas.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que o processo de restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) está ocorrendo gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com a empresa, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados tiveram o fornecimento de energia normalizado até por volta das 11h.
Além de Salvador, diversas outras cidades baianas também foram afetadas pelo apagão, incluindo Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador, que já tiveram seus serviços de energia restaurados.
As autoridades locais e nacionais continuam trabalhando para investigar as causas do apagão e para garantir a completa normalização do fornecimento de energia elétrica em todas as áreas afetadas. Enquanto isso, os cidadãos aguardam ansiosamente a retomada de todos os serviços afetados pela interrupção inesperada.