Duas aeronaves do Programa Bahia Sem Fogo foram encaminhadas para auxiliar no combate ao incêndio que se alastra na reserva indígena da Aldeia Velha, em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia. A informação é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), nesta quarta-feira (10).
Segundo informações da brigada de incêndio Pataxó, o fogo teria começado na última quinta-feira (4). No local, moram cerca de 350 famílias, no entanto, as casas ficam longe da área atingida pelo fogo. Não há informações sobre as causas das chamas, nem da área destruída.
De acordo com o Governo do Estado, o fogo ocorre em uma área de charco, próximo da mata, em local de difícil acesso. Com o avanço das chamas, um helicóptero é utilizado para deslocamento dos agentes que atuam no local, além dos dois aviões usados para combate direto ao fogo.
Também são utilizados no local do incêndio, um trator com retroescavadeiras, máquinas patrol e um caminhão pipa.
Desde terça-feira (9), de acordo com a brigada de incêndio, cerca de 25 homens do Corpo de Bombeiros, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da prefeitura e voluntários estão trabalhando no local.
Incêndio atinge reserva indígena da Aldeia Velha, no sul da BA — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz