Municípios de 11 estados brasileiros, incluindo Vitória da Conquista, estão em alerta laranja, com previsão de chuvas intensas até às 10h desta sexta-feira (9). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e prevê a possibilidade chuva acima de 60mm por hora ou mais que 100mm por dia, com ventos superiores a 100km/h.
Quando chove com a intensidade prevista pelo Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por isso, o Inmet instrui:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Servidores e frota em prontidão
A Defesa Civil Municipal está com todos os técnicos de sobreaviso, sendo que seis estão de plantão para atender à comunidade.
Ainda segundo o coordenador do Comitê de Gerenciamento de Crise, Kairan Rocha, servidores de sete secretarias, além da Guarda Municipal estão de prontidão, caso necessário.
Além de pessoal, 14 veículos da Prefeitura, entre caçambas, retroescavadeira e carros traçados, também já estão prontos no Deserg para qualquer intercorrência, de acordo o coordenador do Deserg, Lucas Batista.