A agência 3537 do Bradesco, localizada em Potiraguá, encerrou suas atividades nesta sexta-feira (11), às 13h. Com o fechamento, os clientes que necessitarem de atendimento presencial deverão se deslocar até a cidade de Itapetinga, onde funcionará o suporte bancário na agência 0273, situada na Praça Augusto de Carvalho, nº 49, no centro do município.
O prefeito Elias Carvalho chegou a tentar reverter a decisão. Ele se reuniu com diretores da unidade em Potiraguá e, inclusive, buscou apoio em Salvador, na capital do estado. Apesar dos esforços, a decisão já fazia parte de uma reestruturação nacional conduzida pelo banco, que vem encerrando agências físicas em diversas cidades do Brasil, e em diversas da Bahia.
Casos semelhantes têm sido registrados em municípios de diferentes regiões do país, como Americana (SP), São José do Rio Preto (SP), Dourados (MS), Camaçari, Itajuípe, Ubatã e Ilhéus (BA), onde sindicatos e comunidades locais têm expressado preocupação com a política de cortes do banco. O Bradesco alega que a medida acompanha a digitalização dos serviços, uma vez que 98% das operações atualmente são realizadas por meios eletrônicos.
No entanto, a decisão tem sido alvo de críticas de representantes sindicais, que denunciam o impacto social e o prejuízo aos funcionários e clientes, principalmente das pequenas cidades, onde o acesso à internet e aos serviços digitais ainda enfrenta limitações.