A redação do Blog do Edyy acaba de ser informada de que a agência do Bradesco localizada em Maiquinique também será desativada em breve. Embora ainda não haja uma data oficial para o encerramento das atividades, a unidade já está na lista de fechamento, assim como ocorreu com a agência de Potiraguá, que encerrou suas operações nesta sexta-feira (11), às 13h.
Com o fechamento em Potiraguá, os clientes agora precisam se deslocar até Itapetinga para atendimento presencial, na agência 0273, situada na Praça Augusto de Carvalho, nº 49, no centro da cidade. A expectativa é que os moradores de Maiquinique também sejam direcionados para a mesma unidade ou para outra mais próxima.
O prefeito de Potiraguá, Elias Carvalho, tentou evitar a saída do banco do município. Ele chegou a se reunir com diretores da unidade local e buscou apoio até mesmo na capital baiana, Salvador. Apesar dos esforços, a decisão já fazia parte de uma reestruturação nacional promovida pelo Bradesco, que tem encerrado agências físicas em diversas regiões do país.
Situações semelhantes têm sido registradas em cidades como Americana (SP), São José do Rio Preto (SP), Dourados (MS) e Ilhéus (BA). A justificativa do banco é que cerca de 98% das operações já são feitas por meios digitais. No entanto, a medida vem sendo duramente criticada por sindicatos e representantes locais, que apontam prejuízos para trabalhadores e moradores de municípios menores, onde o acesso à internet e aos serviços digitais ainda é limitado.