Começa no próximo dia 1º de maio o prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), a expectativa é alcançar 8,6 milhões de animais em todo o estado.
A campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio. Ao todo 56,4 mil propriedades rurais deverão comprovar a vacinação dos animais. A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.
A vacina deve ser adquirida em lojas veterinárias licenciadas. Depois da compra, o criador terá 10 dias para comprovar a vacinação em qualquer unidade da Adapec.
De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, a vacinação fortalece a cadeia produtiva mantendo o Tocantins livre da doença. “O status sanitário remete a qualidade da nossa carne e consequentemente o desenvolvimento de todos os setores. Por isso é tão importante estarmos atentos e unidos preservando o que foi conquistado”, disse.
Veja recomendações da os proprietários na hora de vacinar o rebanho:
- Manter a vacina na temperatura ideal, entre 2°C e 8ºC, até o momento da vacinação.
- Reunir o rebanho e vacinar nas horas mais frescas do dia.
- Usar agulhas novas, adequadas e limpas. O ideal é trocar a agulha a cada 10 aplicações para evitar caroços e inflamações.
- Vacinar na tábua do pescoço do animal, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.