Após diversas cobranças da imprensa e comunidade local, a Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Saúde anunciou a convocação de 30 médicos para assumir os atendimentos nas unidades de saúde a partir da próxima segunda-feira (02).
A informação foi publicada no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira (27). Os 30 médicos deverão atuar nas unidades de saúde que estão sem profissionais e preencher as vagas que vierem a surgir na rede municipal de saúde. Segundo a informação, nesta sexta-feira (29), haverá uma reunião da Diretoria de Atenção Básica com todos os profissionais, a fim de definirem os locais de trabalho e, na segunda-feira (2), os médicos já começarão a atender nas unidades. “Desde o ano passado realizamos várias seleções e chamadas públicas, mas obtivemos pouca adesão e muitas desistências de médicos, mas, a partir da próxima semana, os atendimentos serão regularizados nas unidades de saúde que ficaram, temporariamente, sem médico”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira. Serão alocados 14 médicos para o serviço de clínica médica nas unidades de Saúde da Família (USF) da zona urbana e seis para a zona rural, além de dez profissionais que irão atender clínica geral nas unidades básicas de Saúde (UBS). De acordo com a gestão municipal, no mês de abril, os contratos de médicos que atendiam na rede municipal de saúde tiveram que ser encerrados, pois passaram do prazo máximo legal de contratação de quatro anos e não poderiam ser prorrogados.
Com a falta dos profissionais da medicina nas unidades de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento UPA e hospitais públicos da cidade tem registrado superlotação de forma contínua.
Veja matéria produzida pela nossa redação na semana passada.
Conquista: Superlotação faz pacientes desistirem de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento UPA