A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou um novo Processo Seletivo, de âmbito nacional, com 4.382 vagas e a formação de cadastro reserva para jovens aprendizes no Programa de Aprendizagem.
Esta seleção tem como objetivo a ocupação de vagas nos cursos de Assistente Administrativo ou Logística.
De acordo com o edital, as oportunidades para os turnos matutino e vespertino estão abaixo discriminadas de acordo com o estado e cidade de atuação:
- Bahia: Alagoinhas (2); Barreiras (12); Camaçari; Campo Formoso (1); Capim Grosso (1); Euclides da Cunha (2); Eunápolis (2); Feira de Santana (13); Guanambi (2); Ilhéus (4); Irecê (2); Itaberaba (1); Itabuna (6); Itamaraju (1); Itapetinga (2); Jacobina (2); Jaguaquara (2); Jequie (2); Juazeiro (12); Lauro de Freitas; Paulo Afonso (1); Poções (2); Porto Seguro (1); Ribeira do Pombal (85); Salvador (37); Santo Antônio de Jesus (1); Santo Estevão (1); Senhor do Bonfim (3); Teixeira de Freitas (2); Valença (9); Vitoria da Conquista (1);
Dentro do quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.
Podem se inscrever estudantes que tenham entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação, salvo as exceções previstas na legislação e regulamento vigentes; esteja cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental; esteja matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o Ensino Médio); e que não tenha sido sido contratado anteriormente como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios.
Inscrição e Seleção
As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, no site do Correios, a partir do dia 27 de março de 2023 e vão até 21 de abril do mesmo ano. Não será cobrada taxa de participação.
A primeira fase de seleção se dará mediante a somatória de pontos referentes aos seguintes quesitos
- Renda familiar mensal;
- Idade (Art. 53 do Decreto N.º 9.579/2018);
- Instituição de ensino (Art. 66 §5º inciso VII do Decreto N.º 9.579/2018);
- Participação em programas sociais previstos no edital (Art. 66 §5º incisos I a V do Decreto N.º 9.579/2018).
Logo após, os candidatos serão convocados para a segunda etapa: comprovação de requisitos de classificação. Também haverá pré-admissional e contratação. Todas estas fases terão caráter eliminatório.
A jornada de aprendizagem do programa será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas.
Este Processo Seletivo terá a validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.