Blog do Edyy

Dia das Mães: Procon realiza fiscalização preventiva no comércio

Considerada uma das melhores datas para o comércio varejista, o Dia das Mães atrai consumidores em busca de presentes variados: calçados, confecções, perfumaria e artigos em geral. Nesta semana que antecede à data, comemorada no dia 11 de maio deste ano, fiscais da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de Vitória da Conquista, realizam ações de fiscalização preventiva para assegurar os direitos do consumidor.

Nesta semana, a equipe tem realizado as visitas em lojas de confecção e calçados, observando a precificação dos produtos, presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento e fazendo orientações aos lojistas, que devem prestar informações aos consumidores, no momento da compra, acerca da política de troca de produtos.

O coordenador do Procon, Rafael Meira, lembrou a importância do consumidor exigir a nota fiscal durante a compra para ter seus direitos garantidos. “O consumidor deve sempre exigir a entrega da nota fiscal, bem como solicitar do lojista todas as informações referentes às condições para a troca do produto”, declarou.

A fiscalização do Procon atende lojas do Centro da cidade, bairro Brasil, Olívia Flores, Havan e Shopping Conquista Sul. Gerente de loja de calçados, David Amaral elogiou a ação no estabelecimento. “Como o Procon já visitou a gente em algumas vezes anteriores, eles informaram como tem que ser feito, o que tem que exibir, os preços que têm que ser colocados. Então, a gente fez todo o procedimento para que ficasse 100% para o consumidor não ter dúvidas. E hoje, a gente explica direito para o consumidor, tanto o prazo para a troca, que a gente já tem no nosso carnezinho também explicadinho, prazo para garantia também, que muitas lojas não explicam, mas isso é essencial”, disse.

A supervisora financeira de uma loja de confecções, Itaíluá Ribeiro, também comentou que são necessárias essas visitas diante do grande movimento no comércio neste período, a fim de esclarecer as dúvidas tanto de lojistas quanto dos consumidores.

“São muito boas, principalmente nesse período agora que é o período do Dia das Mães, de muita venda para a gente no comércio varejista. Então, sempre tem cliente que compra muito presente e aí volta na loja para saber o prazo de troca, se ainda está no prazo ou não. Então, é muito bom essa visita, até para estar conscientizando também o consumidor sobre as leis, estar fazendo a revisão da loja, se está tudo certinho”, elogiou.

Em caso de dúvidas ou reclamações, os consumidores podem comparecer, das 8h às 16h, à sede do Procon, que está localizada na Praça Virgílio Ferraz, nº 83, Centro. Os esclarecimentos acerca do atendimento podem ser solicitados por meio do telefone (77) 3229-3666.


COMPARTILHAR