Uma fala do deputado federal Félix Mendonça, presidente estadual do PDT, contra o candidato a prefeito de Itabuna, Fabrício Pancadinha (Solidariedade) foi considerada preconceituosa e provocou reações de internautas.
A fala foi proferida durante a convenção do candidato a prefeito do PDT, na segunda-feira (5), e repercutida por dois importantes blogs da cidade.
Em uma das publicações, dos 230 comentários, até o fechamento desta matéria, 223 eram em defesa de Pancadinha e apontavam preconceito na fala de Félix. Já em outra, dos 78 comentários, 77 eram desaprovando o discurso do líder do PDT.
No vídeo divulgado, Félix Mendonça questiona, ironicamente, o voto em um candidato que tem o nome da Pancadinha, dizendo: “Isso aí é brincadeira. Para fazer palhaçada é ótimo. Quer fazer palhaçada?”.
Um usuário das redes sociais reagiu, comentando que “a elite não sabe conviver com o protagonismo de negros e das camadas mais baixas”.
Outro internauta afirmou que a fala do pedetista foi preconceituosa e desprovida de argumentos, enquanto outro reforçou a crítica, destacando que Pancadinha é um negro oriundo de uma comunidade, sugerindo que, se fosse um branco de elite, a narrativa seria diferente.
O discurso considerado ofensivo desagradou até mesmo apoiadores do candidato apoiado por Mendonça, Isaac Nery. “Voto em Isaac e achei o discurso do deputado infeliz”, comentou um usuário.
Houve ainda questionamento dirigido ao candidato a prefeito do PDT: “Você concorda com esse tipo de discurso?”. O silêncio de Isaac e a falta de posicionamento têm causado descontentamento em itabunense.
Segundo um dos coordenadores da campanha de Pancadinha e presidente do Mobiliza, João Preto, o discurso gerou uma rede de solidariedade a Pancadinha, que recebeu diversas mensagens de apoio e solidariedade, inclusive de colegas parlamentares de Pancadinha na Assembleia Legislativa.