Na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira, no Arruda, o Santa Cruz venceu. Havia mais de dois meses, os tricolores não tinham forças para bater os rivais, fator determinante para o rebaixamento para a Série C. Contra um Juventude sem objetivos – fixou-se numa intermediária, sem chance de ascensão à elite nacional -, o Tricolor criou muitas oportunidades e venceu os gaúchos, por 5 a 2, com gols de Anderson Salles, Wiliam Barbio (2x), Halef Pitbull e Marcílio. Mateus Santana e Felipe Lima descontaram para os sulistas.
O Santa Cruz aparece na 18ª colocação da Série B, com 37 pontos. O Tricolor pode perder uma posição, na zona de rebaixamento, no final de semana, caso o ABC vença o Ceará. O Juventude fica em 8º, com 51, mas pode cair quatro casas e terminar a Série B em 12º.
O jogo começou em ritmo lento, com lances criados por vacilos dos defensores, principalmente. O Juventude assustou com Ramon e João Paulo, mas nada que abalasse o goleiro Jacsson. A partir dos 25 minutos, o Santa Cruz teve maior a posse de bola e pressionou. Halef Pitbull, duas vezes, João Paulo e Wiliam Barbio tiveram chances, mas desperdiçaram. Aos 39, Anderson Salles ganhou na raça da defesa gaúcha e abriu o placar. Aos 43, foi a vez de Wiliam Barbio mandar para o fundo das redes e ampliar.
O Juventude deu sinais, no começo do segundo tempo, que iria bater de frente com os tricolores. Logo aos cinco minutos, Mateus Santana diminuiu. A reação durou pouco, e Marcílio tranquilizou os tricolores, com um belo gol. Halef Pitbull, quebrando um jejum de seis meses, fez o quarto e Wiliam Barbio apareceu para, de novo, deixar sua marca. No fim, Felipe Lima fez mais um para os gaúchos, e o placar se definiu: 5 a 1.
Santa Cruz e Juventude entram em férias até o início de janeiro de 2018, quando se apresentam visando às primeiras competições da temporada. O Tricolor se prepara para o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste, enquanto o Juventude espera o início do Campeonato Gaúcho.