A BA-270, estrada que liga Maiquinique ao Mangerona (entroncamento de Macarani) que dá acesso a Itapetinga, está em estado crítico. Apesar de ter sido reformada recentemente, a via encontra-se esburacada e praticamente intransitável. Além de ser estreita, o que compromete a segurança, os buracos tomaram conta de toda a rodovia, agravando ainda mais a situação para os condutores que enfrentam pneus estourados e danos ocasionais aos veículos.
A responsabilidade recai sobre o governo do estado da Bahia, e sobre o Consórcio do Médio Sudoeste da Bahia, administrado pelo prefeito de Iguaí, Rony Moitinho. O consórcio tem sido omisso, sem oferecer as devidas manutenções para garantir condições mínimas de trafegabilidade. A redação do Blog do Edyy, único veículo da região a denunciar esse problema, destaca que a manutenção realizada é pífia: “tapam 10 buracos e deixam 90 sem reparo”.
Além da BA-270, a estrada que liga Potiraguá a Itapetinga e a via entre Itarantim e Potiraguá também sofrem com o abandono. A falta de manutenção afeta não apenas os condutores locais, que são arcados com custos elevados de reparo em seus veículos, mas também o turismo. Essas estradas são rotas de passagem para Porto Seguro e outras cidades da Costa do Descobrimento, um dos principais destinos turísticos do estado.
A inoperância do consórcio e a negligência do governo estadual colocam em risco não apenas a segurança dos usuários, mas também o desenvolvimento econômico da região.
Ver essa foto no Instagram