Blog do Edyy

Ex-prefeito é alvo de inquérito sobre uso indevido de emendas Pix na Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu um inquérito para apurar um suposto uso indevido das chamadas emendas Pix pelo ex-prefeito de Sítio do Mato, no Oeste baiano, Cássio Cursino (PSD).  O ex-gestor tentou a reeleição no ano passado, mas perdeu para o atual prefeito Alfredinho Magalhães (União) pela diferença de 111 votos.

O inquérito, comandado pelo procurador Robert Rigobert Lucht, tratará de possíveis desvios de finalidade das transferências feitas entre 2021 e 2023, sem considerar os repasses na mesma modalidade em 2024. No ano passado, Sítio do Mato foi o município baiano que mais recebeu valores em emendas Pix após as eleições [R$ 6 milhões].

No inquérito, o MPF cobrou, em um prazo de 20 dias, documentos que comprovem o uso da verba das emendas PIX em que os recursos foram utilizados, no caso, despesas de capital (obras e serviços de infraestrutura).

Cássio Cursino é um dos 11 gestores baianos – dos 117 que receberam emendas Pix e tentaram se reeleger – que fracassaram nas urnas. O percentual de êxito entre os que receberam as transferências especiais foi de 90,6%.

Os dados são de um levantamento feito pelo Bahia Notícias a partir de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Portal da Transparência.


COMPARTILHAR