Um incêndio de grandes proporções já atingiu mais de 10% de toda a reserva indígena da Aldeia Velha, em Arraial d’Ajuda, distrito do município de Porto Seguro. O fogo, que se alastra pela região desde a última quinta-feira (4), já atingiu uma floresta característica da Mata Atlântica. Quarenta e oito militares, entre bombeiros e policiais, combatem as chamas. As equipes utilizam viaturas auto incêndio florestal (AIF), carros-pipa, um helicóptero e uma motobomba d’água Mini Striker, aparelho que leva água de lagos e rios para a região.
O Coronel Miguel Filho, comandante de Operações Bombeiro Militares do Interior, informou nesta sexta-feira (12/03) o combate foi realizado na Mata Atlântica. “O fogo começou numa área de restinga e depois adentrou a floresta. Hoje estamos trabalhando dentro da Mata. Vários animais estão correndo para se afastar do fogo”, disse. O fogo, que já atinge 200 hectares de uma área total de 2,1 mil, também é debelado pelos bombeiros com abafadores, enxadas e mochilas costais.
“Ao final do expediente avaliamos o incêndio, como foi o combate, se foi efetivo ou não, corrigimos o processo e montamos a estratégia para o dia seguinte”, acrescentou o coronel. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros da Bahia, os indígenas estão dando um suporte no combate ao incêndio. “Eles auxiliam na parte da logística. Eles nos ajudam com alimentos e na reposição de água”, disse o Coronel.
A Sema (Secretaria do Meio Ambiente) informou que, no local, moram cerca de 350 famílias indígenas. As casas ficam longe da área atingida pelo fogo.
Apoiam a operação equipes da Sema, do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), além do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Do Uol Notícias