Na abertura da sessão, o presidente Valquírio Lima (PSD) explicou que o suplente foi convocado para assumir a vaga do Partido Social Cristão diante do recebimento do requerimento de licença do vereador Neto Ferraz. Em seguida, o presidente solicitou ao suplente a apresentação do diploma e a declaração de bens.
Ao ler o termo de compromisso de posse, Juscelino Gomes prometeu cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e as leis que forem aprovadas, desempenhar com lealdade, seriedade e honestidade o mandato que lhe foi confiado e trabalhar pelo progresso do município e bem-estar do povo.
Depois de cumpridas as formalidades regimentais, sob aplausos do público presente, o presidente Valquírio Lima declarou Juscelino Gomes investido no cargo de vereador do município de Itapetinga.
O novo vereador de Itapetinga agradeceu a Deus, a Itapetinga e aos eleitores que lhe concederam 617 votos nas eleições de 2020. Em seu discurso, ele falou sobre sua contribuição no exercício de mandatos como parlamentar e atuação como secretário municipal na gestão do prefeito Rodrigo Hagge.
“A minha intenção junto com vocês é intenção de união. Nós precisamos ter união para a gente desenvolver Itapetinga. Itapetinga precisa da gente”, ressaltou.
De acordo com Juscelino Gomes, a expectativa é muito grande para o seu terceiro mandato como vereador até porque hoje ele está muito mais amadurecido e com muito mais conhecimento na área de desenvolvimento econômico. “Nós conseguimos trazer para Itapetinga essas empresas todas novas que se instalaram aqui, inclusive o supermercado Assaí”, afirmou á reportagem ao falar sobre sua passagem pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura.
Sobre seu novo mandato como vereador, Juscelino Gomes garantiu que continuará defendendo sua antiga bandeira e trabalhando para o crescimento de Itapetinga. “A minha bandeira sempre foi e será emprego e renda”, revelou à reportagem.
Presente na solenidade de posse do novo vereador, o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) fez questão de manifestar sua admiração e demonstrar confiança na competência do ex-secretário municipal e ex-ouvidor do município para cumprir mais essa missão na Casa Legislativa. “Juscelino foi um dos pilares de uma grande união que Itapetinga teve, que foi entre o grupo de Dr. José Otávio e o grupo de Michel Hagge lá no ano de 2014, quando apoiamos o então candidato ao governo do estado Paulo Souto, que infelizmente não foi eleito”, contou o prefeito sobre o início do caminho trilhado ao lado do vereador. Rodrigo também mencionou a importância de Juscelino para aproximação do seu grupo com o PSC, que culminou na eleição de dois vereadores: Neto Ferraz e Helder de Bandeira.
O chefe do Poder Executivo Municipal lembrou que Juscelino Gomes teve uma votação expressiva no município, provando que merecia o mandato. Rodrigo Hagge fez votos de um mandato promissor para Juscelino Gomes. “Que você possa, de fato, representar os seus 617 votos e os 80 mil habitantes do nosso município. Que você possa contribuir para o desenvolvimento de Itapetinga, possa trazer suas proposições, elaborar os seus projetos de lei, fazer as suas indicações para o Poder Executivo, porque, sem dúvida, você terá sempre este prefeito e o cidadão Rodrigo Hagge ao seu lado como aliado fiel”, assegurou.
Em seus discursos, os vereadores presentes deram as boas vindas ao novo membro do Poder Legislativo Municipal e comentaram sobre a satisfação de receber o colega.
A sessão solene não foi transmitida ao vivo, como de costume, porque inicialmente foi agendado um ato de posse no gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores.
A Câmara está em período de recesso parlamentar até o fim de julho. Entretanto, os vereadores foram convocados hoje para sessões extraordinárias na próxima semana.
Perfil de Juscelino Gomes
Juscelino Olímpio Gomes tem 68 anos, é formado em Contabilidade, atuou como comerciante e foi representante comercial durante 15 anos.
Exerceu dois mandatos como vereador de Itapetinga: de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004. Nas eleições de 1992, foi eleito pelo Partido Liberal (PL), com 387 votos. Nos anos 2000, elegeu-se com 793 votos pelo antigo Partido da Frente Liberal.
Ocupou o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura no primeiro mandato do prefeito Rodrigo Hagge e estava ocupando o cargo de ouvidor municipal desde 2021, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, tendo sido exonerado por meio de decreto na terça-feira (19) para ocupar novamente uma cadeira na Câmara de Vereadores.
Nesta quinta-feira (21), assumiu seu terceiro mandato como vereador de Itapetinga ao substituir o vereador Neto Ferraz. Ele foi classificado como primeiro suplente do PSC nas eleições municipais de 2020, quando obteve 617 votos.