O tabuleiro político no município de Itapetinga começou a se movimentar em relação a 2024. Pretensos candidatos a prefeito aumentaram a exposição nas redes sociais e em entrevistas de rádio nos últimos dias.
Um desses nomes é do atual coordenador do Núcleo Territorial de Educação – NTE 08, Alécio Chaves, que ocupou o cargo de vice-prefeito na segunda Gestão do ex-prefeito José Carlos Moura e foi candidato a prefeito nas Eleições 2016.
Buscando viabilizar a sua candidatura, o professor enfrenta resistência por parte do grupo que comandou a Prefeitura entre 2009-2016. Alécio governou a cidade por 72 dias em 2015 e exonerou figuras importantes da atual Oposição naquele período, como o vereador Tiquinho e o ex-vereador Romildo Teixeira sem consultar o grupo político, causando rompimento.
Alécio Chaves é também considerado “persona non grata” pela Família Moura que já discute um nome para apresentar no pleito vindouro, o produtor rural Lucas Costa, genro do ex-prefeito José Carlos Moura recentemente mandou um recado para o pretenso postulante em entrevista a uma emissora de rádio local, afirmando que José Carlos não apoiará “qualquer um”.
Por conta dos fatos citados, lideranças políticas da Oposição já comentam que a candidatura de Chaves nasceu “morta”.