Os bastidores políticos da Capital Baiana da Pecuária estão fervendo. O prefeito Rodrigo Hagge, após rejeitar grandes nomes que poderiam ser seus sucessores, agora se vê preocupado com a baixa aceitação do nome do seu tio, Eduardo Hagge, que não “decola”.
Segundo informações que chegaram essa semana na redação do Blog do Edyy, o prefeito tem demonstrado grande preocupação com essa situação, especialmente com a possível união dos pré-candidatos da oposição, João de Deus e Cida Moura, esposa do ex-prefeito José Carlos Moura. Essa aliança tem potencial para polarizar a disputa eleitoral.
Fato é, que, ao escolher Eduardo Hagge como seu sucessor, Rodrigo ainda enfrenta uma grande resistência dentro do próprio grupo político. A maioria dos aliados não aprovou a escolha e, até hoje, não a aceita. Fontes revelam que muitos membros do grupo aguardam a definição da oposição para tomar a decisão e desembarcar no grupo da oposição.
O desgaste do prefeito Rodrigo Hagge, que em oito anos de mandato não entregou nenhuma obra de grande porte, favorece a oposição, que conta com o apoio do governo estadual, liderado por Jerônimo Rodrigues, e do governo federal, sob a presidência de Lula. Além disso, deputados como Antônio Brito, Otto Alencar Filho, Rosemberg Pinto e outros parlamentares devem mergulhar de cabeça e abraçar a causa da oposição de Itapetinga.
Sem sombra de dúvidas a disputa política em Itapetinga promete ser intensa, com uma oposição fortalecida e um governo municipal buscando superar desafios internos e externos para se manter no poder.