Os profissionais pedagogos da rede municipal de ensino da cidade de Itarantim, gravaram um vídeo em frente ao Fórum de Itarantim, no último dia (16) e enviaram para TV Globo, ” Que Brasil você quer para o futuro?”.
Na gravação os professores pedem mais respeito pela classe e que não tenham que ficar perdendo noites na porta do Fórum Municipal pedindo socorro e que alguém os ajudem.
“Nós somos pedagogos, somos de Itarantim, na Bahia, e o Brasil que nós queremos é um Brasil em que os profissionais da educação sejam mais respeitados, que não precisem ficar nesse sol, dias ar frio, na porta do Fórum Municipal pedindo socorro, pedindo que alguém nos ajude e que sejamos respeitados em nossos direitos, para que não ficamos dias e noites, lutando por direitos que já foram adquiridos por nós, pra que tenhamos uma educação de qualidade, com professores satisfeitos, trabalhando de forma honesta e respeitada”. Disseram.
A insatisfação dos profissionais deram por conta de um decreto publicado no dia (01-03), no Diário Oficial do Município, pelo prefeito de Itarantim, Paulo Construção (DEM), onde a assessoria jurídica do município apontou um parecer de irregularidades na carga horária, onde teve por finalidade reduzir os salários dos professores e o decreto já começou a valer na data de sua publicação.
Atualmente a gestão do prefeito Paulo Construção vem sendo bastante criticada. Alguns líderes de grupos e movimentos vem articulando e prometem fazer um protestos no próximo dia 31 de março. Segundo os manifestantes, eles irão pedir a saída do Executivo Municipal.