Por 2 votos a 1, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu nesta quarta-feira (8) pela revogação do habeas corpus do ex-presidente Michel Temer e de João Baptista Lima Filho (Coronel Lima). Os dois e outras seis pessoas são acusados pela Lava Jato do Rio pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Com a decisão, o alvará de soltura será recolhido, e a Justiça Federal, que determinou a prisão, será oficiada. Os mandados serão expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal, e Temer e Coronel Lima terão que voltar à prisão preventiva.
A pedido da defesa, , o TRF-2 recomendará à juíza Caroline Figueiredo – que substitui Marcelo Bretas em suas férias na 7ª Vara – que permita que os dois se apresentem em São Paulo, onde vivem, em locais a serem determinados.
Segundo o advogado Eduardo Pizarro Carnelós, Temer se apresentará na quinta-feira (9). “Respeitamos a decisão do tribunal, mas só podemos considerá-la injusta. Uma injustiça contra o ex-presidente. A prisão foi feita sem nenhum fundamento, apenas para dar um exemplo. Vamos ao Superior Tribunal de Justiça para recorrer”, disse Canelós (assista no vídeo abaixo).
G1