Se tem uma coisa que a prefeitura da cidade de Maiquinique não pode reclamar é de falta de recurso, porquê isso está tendo e de sobra, ao menos conforme mostram os portais de transparências. Somente no período assumido pela prefeita Valéria Silveira, em dezembro do ano passado, o órgão público já recebeu quase R$16 milhões de reais. A pergunta que não quer calar, é: para onde foi este montante de recursos? Essa é a pergunta mais citada nas plataformas e redes sociais da Cidade Grafite.
Sem saber ao certo a aplicação destes recursos no município, moradores tem usado de comparação a gestão do ex-prefeito Chico Batoré, que assumiu o município interinamente pelo período de três meses e, durante esse curto espaço de tempo deu outra cara no visual da cidade realizando diversas ações, estas que iremos relatar mais abaixo.
Por ouro lado, a gestão da prefeita Valéria Silveira iniciou o mandato (que vai até dezembro de 2024) fechando as portas da prefeitura e firmando contratos com empresas de fora, o que caiu como uma bomba para o comércio local. Sendo exatos R$ 15.587.649,20, a gestão, até o momento não mostrou para o que veio e, além de perder diversos eleitores, tem sido uma gestão desacreditada pela maioria dos moradores que acreditavam em uma gestão de mudanças. Isso é o que se comenta nos quatro cantos da cidade. Os valores comparados com a gestão de chico, além de serem maiores, mostra uma grande diferença, pois, durante o período do ex gestor tudo estava funcionando, a exemplo das secretarias de Educação e todas as demais (a máquina estava a todo vapor). Já, na direção da prefeita Valéria, foi ao contrário. Como foi no fina do ano, quase tudo estava parado. Alunos de férias, diversos órgãos públicos estavam fechados e os gastos pareciam que estava tudo em funcionamento, inclusive os gastos com combustíveis.
Como perguntar não ofende, seria interessante uma nota da gestão municipal sobre os investimentos feitos desde que a prefeita Valéria Silveira assumiu a gestão. Só assim para ficarmos sabendo qual foi a destinação deste montante de recursos públicos que já se passaram sob a responsabilidade do executivo municipal.
Já do outro lado, o ex-gestor Chico Batoré, como forma de prestar contas à comunidade, tem disponibilizado uma lista com diversas ações que foram desenvolvidas durante a sua rápida passagem pela administração de Maiquinique. Confira os tópicos e leia atentamente;
“Na história Política de Maiquinique, nunca houve um Governo que tanto fez em tão pouco tempo, como o Governo de Chico Batoré (3 meses).
As comparações com o atual Governo são inevitáveis, por isso, é necessário que façamos um breve balanço do que foi feito por Chico Batoré, em seu mandato como Prefeito Interino. Vejamos:
1 – Caminhão Compactador de Lixo;
2 – Melhorias e recuperação das vias públicas;
3 – Trenzinho da alegria para as crianças;
4 – Ônibus para comunidade do Tinga;
5 – Intensificou Policiamento no Distrito de Pouso Alegre;
6 – Colocou o “Guarda Amigo”, nas Praças de Maiquinique;
7 – Iluminação Pública de LED;
8 – Distrito de Pouso Alegre também recebeu LED;
9 – Adicional de Insalubridade aos Garis do Município;
10 – Retirou os Advogados do caso do concurso – suplentes;
11 – Manutenção completa na frota de ambulâncias;
12 – Melhorias e recuperação das estradas vicinais;
13 – Wi-Fi grátis em Maiquinique e no distrito de Pouso Alegre;
14 – Pavimentação em paralelepípedo no Bairro Morumbi;
15 – Reestabelecimento das Oficinas do CRAS;
16 – Implementou a operação tapa buracos por toda cidade;
17 – Ambulância para o Distrito de Pouso Alegre;
18 – Melhoria e revitalização da Praça Lomanto Júnior;
19 – Construção de mais de 30 bueiros/pontes na Zona Rural;
20 – Distribuição de Kits de Uniformes de Futebol, na Zona Rural;
21 – Revitalização do Muro do Cemitério Municipal;
22 – Calçamento dos pontos críticos do Bairro Preto;
23 – Van (veículo automotor) à disposição do CRAS;
24 – Início das obras de implementação do Portal de Entrada da Cidade;
25 – Garantiu a posse dos suplentes – Servidores Públicos;
26 – Implementou o reajuste salarial dos servidores públicos do município;
27 – Disponibilização de Enfermeira na Comunidade do Tinga;
28 – Criação e implementação das Feiras de Saúde;
29 – Criação da Sala Vermelha no Hospital de Maiquinique;
30 – Mutirões do Outubro Rosa, Preventivo e saúde dos olhos;
31 – Criação do 1° Louvorzão – Adora Maiquinique;
32 – Revitalização da Pista do Vaqueiro.
E entre outras realizações promovidas por Chico Batoré.”