Depois que pediu afastamento do ministério sacerdotal, acolhido pelo Bispo Dom Josafá, o Padre Reinaldo vem recebendo apoio da população nas ruas, na zona rural das comunidades por onde celebrava e da maioria da população de Maiquinique. O Padre Reinaldo assumiu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus por mais de 7 anos. Como administrador realizou um excelente trabalho. Aumentou o número de fiéis, melhorou as pastorais e sem contar as grandes obras significativas para os paroquianos e para a cidade, a exemplo do Salão Paroquial, que já foi palco de grandes eventos da igreja e da prefeitura municipal, que, segundo a população, é um espaço amplo e moderno. Além disso, construiu a capela do bairro Morumbi, fez grandes reformas da igreja matriz e aquisição de uma boa casa paroquial em que o próprio Padre Reinaldo projetou e construiu o primeiro elevador em uma casa de Maiquinique.
Maiquinique poderá ter a oportunidade em ver pela primeira vez na sua história política, não apenas um padre a frente do poder executivo, mas um ser humano íntegro, com formação superior, grande sensibilidade humana, detentor de excelentes ideias e um grande empreendedor. Isso obviamente incomoda aquelas oligarquias acostumadas a centralizar o poder em si em em seus grupos.
Prova disso é que todos os políticos antigos se juntaram para tentar fazer com que o padre não vença as eleições. Outro fato a se somar a pré-candidatura do Padre Reinaldo é sua vice pré-candidata Valéria Silveira, onde a população celebrou com alegria a união destes dois lutadores, principalmente por ser Valéria uma mulher guerreira e de luta, quem vem de uma família muito conhecida na Zona Rural, na cidade e região de Maiquinique.
Muitas coisas ainda poderão acontecer nessas eleições municipais em Maiquinique.