As mulheres feitas reféns por um homem armado na Galeria Panvicon Center, no centro de Vitória da Conquista, foram libertadas no fim da tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro, após negociações conduzidas pela Polícia Militar da Bahia.
Uma delas foi ferida e recebeu atendimento imediato de uma equipe do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), enquanto as outras foram liberadas sem ferimentos.
De acordo com informações preliminares, o homem, identificado como Natanael, invadiu uma loja de celulares no local e manteve as vítimas sob sua custódia durante mais de quatro horas. Uma das reféns, que é ex-namorada do atirador, sofreu momentos de angústia e chegou a ser ouvida clamando por socorro.
Natanael chegou a realizar uma transmissão ao vivo, pedindo que sua família e a imprensa fossem até o local, afirmando que se entregaria e entregaria sua pistola, mas demonstrando medo de ser morto pela polícia. Durante a live, ele fez declarações desconexas, em tom de justificativa, enquanto mantinha as mulheres reféns na loja.
Ação da Polícia e desfecho
As negociações foram conduzidas pela Polícia Militar, que isolou toda a área em torno da galeria para garantir a segurança dos transeuntes e permitir uma condução tranquila da operação. Algumas pessoas foram escoltadas para fora da galeria durante a crise, enquanto lojistas, funcionários e clientes tiveram que aguardar o término das negociações para sair do local.
O desfecho, após horas de tensão, foi recebido com alívio por familiares, amigos e pessoas que estavam no interior da galeria.
A região da Avenida Lauro de Freitas e a Estação de Transbordo Herzem Gusmão foram bloqueadas, gerando alterações no trânsito e no transporte público. O bloqueio foi realizado por equipes do Simtrans, que desviaram veículos e pedestres para evitar qualquer aproximação da área de risco.
O caso gerou grande repercussão na cidade, com vídeos da situação viralizando nas redes sociais e chamando a atenção para a gravidade do ocorrido.
A vítima ferida foi socorrida para atendimento médico, mas seu estado de saúde não foi detalhado pelas autoridades. O caso será investigado para apurar as motivações do autor, que permanece sob custódia da polícia.
Redação Agência Sertão e imagem de reprodução; A Hora da Fofoca.