O senador Fabiano Contarato (Rede) comemorou no último dia (6) de maio, em suas redes sociais, a adesão da maioria dos senadores ao Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso nacional dos salários dos enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras. “Nós estamos trabalhando, e muito confiantes com a vitória da adesão de mais de 50 dos 81 senadores à pauta, inclusive do líder do governo no Congresso [Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)]”, afirmou Contarato, que afirma, ainda, que a relatora Zenaide Maia (Pros/RN) se manifestou favorável à proposta.
Nesse total, estão incluídos os parlamentares do Estado, além de Contarato, Rose de Freitas (MDB) e Marcos do Val (Podemos), que já se posicionaram publicamente em favor do projeto.
Contarato também informou que já foi reiterado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o pedido para pautar a matéria o quanto antes. “Esses profissionais incansáveis arriscam suas vidas em favor da saúde da população, em especial neste momento de pandemia, e merecem reconhecimento por meio de uma remuneração justa. Quero agradecer toda a mobilização da categoria. Não vamos descansar até aprovarmos o piso salarial da enfermagem”, destacou.
Nesta sexta-feira (7), será a vez do senador se reunir com o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren/ES), Sindicato dos Enfermeiros no Estado (Sindienfermeiros), Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Espírito Santo (Sindsep/ES) e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde/ES).
A presidente do Coren/ES, Andressa Barcelos, afirma que a aprovação do projeto é uma “oportunidade de corrigir uma injustiça histórica”. A reivindicação do piso salarial é antiga, mas em virtude da pandemia da Covid-19, aponta, há maior sensibilização por parte da sociedade, do parlamento e da mídia em relação à pauta.
“O mundo passou a conhecer o nosso trabalho, o valor dele, nossa dedicação”, destacou. Essa luta, destaca a presidente do Coren/ES, não é corporativista, uma vez que, com melhores condições de trabalho para a enfermagem, a prestação do serviço de saúde melhora.