Blog do Edyy

Potiraguá: Justiça eleitoral condena blogueira por fake news e ofensas ao candidato Elias Carvalho, com multa de R$ 5 mil

A Justiça Eleitoral de Itarantim, condenou Ana Paula Braga de Almeida (blogueira Sinha) ao pagamento de uma multa no valor de R$ 5.000,00 por propaganda eleitoral negativa.

A decisão foi tomada após a Coligação e Elias Carvalho, candidato a prefeito de Potiraguá, acionarem a Justiça alegando que a blogueira havia publicado, em sua conta no Instagram, informações que sabia que eram falsas com o intuito de prejudicar a imagem do candidato.

De acordo com a sentença, as publicações feitas por Ana Paula associavam Elias a supostos desvios de recursos públicos na festa de vaquejada da cidade para sua campanha eleitoral, acusações essas que foram consideradas infundadas e sem provas. O juiz Murillo David Brito destacou que, embora a crítica política seja legítima e protegida pela liberdade de expressão, a disseminação de informações sabidamente inverídicas ultrapassa esse limite e constitui propaganda eleitoral negativa, devendo ser punida.

Além da multa, a decisão determinou que a representada se abstenha de realizar novas publicações com conteúdo semelhante, vinculando o candidato a desvios de recursos sem apresentar evidências.


COMPARTILHAR