Mais uma cena de crime ambiental foi registrada na manhã desta sexta-feira (01), na cidade de Potiraguá, no sul da Bahia, onde uma moradora da Rua Ademar Menezes, faz uma denúncia, em rede social (Facebook), de um flagrante de crime ambiental.
Na postagem ela afirma que o vizinho dela, teria limpado o quintal e jogado todos os lixos e entulho em um terreno defronte a casa dela.
“Aki em Potiraguá é assim o povo limpa seu quintal e joga o lixo na porta dos outros, o Sr. Obdes esposo da professora Kátia Ribas limpa o seu quintal e jogou o lixo aqui do lado da minha casa, sendo que do lado da casa deles tem um local pra depositar o seu lixo , parece que são sem noção…. Será que não ouviram o anúncio dizendo pra na colocar lixo nas ruas por que por motivo das greves, a cidade ficou sem combustível para a limpeza das ruas. E eu não sou obrigada a tolerar lixo dos outros na minha porta, por favor senhor secretário de transportes e limpeza urbana vamos tomar uma providência imediata, porque os mesmos q jogaram aqui o lixo da sua casa parece que não tem nos noção que isso prejudica quem mora aqui perto”. Relatou a moradora.
Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a saúde pública em risco.
A Lei Ambiental, em seu artigo 54, diz que “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”.