A Prefeitura Municipal de Maiquinique, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma importante ação do Programa Busca Ativa Escolar com o objetivo de formar turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Etapa I – equivalente ao 1º ano ou à fase de alfabetização – no turno noturno. A iniciativa visa combater a evasão escolar e garantir o direito à educação a todos os cidadãos maiquiniquenses.
O evento contou com a presença de educadores, conselheiros tutelares, o agente de combate às endemias, secretários municipais e os vereadores Juliano Silveira e Nailton de Jesus Pereira, que reforçaram a importância da união entre os poderes públicos e a sociedade para garantir o acesso e permanência de jovens e adultos na escola.
Durante sua fala, o secretário municipal de Educação, Wesley Bleza, destacou que o EJA é uma porta de retorno à escola para aqueles que não puderam concluir os estudos na idade adequada. “A escola muda vidas. O EJA tem possibilitado que muitos adultos retomem seus sonhos e consigam ingressar no mercado de trabalho. O conhecimento transforma e contribui para uma vida com mais qualidade e para que cada cidadão possa se projetar dentro da sociedade”, afirmou o secretário.
A Secretaria de Educação também convida profissionais com nível superior completo em Pedagogia ou Licenciatura Plena a participarem da ação. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria. A atuação como professor(a) da EJA Etapa I será garantida àqueles que conseguirem formar uma turma com, no mínimo, 30 alunos no turno noturno.