O que você faria para conseguir chegar ao topo da sua profissão? O australiano Matt Dawson amputou o dedo para poder participar das Olimpíadas 2024, em Paris. O atleta, de 30 anos, que é da equipe de hóquei sobre a grama, sofreu uma lesão grave durante o treino, a ponto de desmaiar no vestiário.
Ao passar por atendimento, Matt descobriu que precisaria ficar sem atuar por um período que podia variar entre quatro e seis meses, pois se tratava de uma cirurgia complexa, onde os médicos iriam reconstruir o dedo anelar dele. Além do tempo de recuperação, que já inviabilizaria sua ida as Olimpíadas, o membro poderia não funcionar como antes.
Foi então que outra alternativa, mais drástica, lhe foi apresentada e prontamente aceita: a amputação do dedo, que estaria recuperado em apenas 10 dias. Nas entrevistas que deu em seu país, Matt justificou sua decisão falando sobre a sua idade.
“Estou definitivamente mais perto do fim da minha carreira do que do começo, e quem sabe, esta pode ser minha última Olimpíada. Se eu sentisse que ainda poderia ter o meu melhor, eu queria fazê-lo”, disse o atleta, que também brincou com o assunto: “Posso levar uma vida bastante funcional com um dedo a menos para me preocupar”, disse o atleta, que junto com a sua equipe levou a medalha de prata na edição anterior das Olimpíadas.